Criptoativos tornaram-se na “bolha de uma geração”, diz responsável do BCE

  • ECO
  • 7 Dezembro 2022

“Os criptoativos não são dinheiro. Muitos são apenas uma nova forma de jogo de azar”, disse o membro da comissão executiva do BCE, Fabio Penetta.

O Banco Central Europeu (BCE) voltou a alertar para o risco de investir dinheiro em criptoativos. “Foram retratados como um fenómeno geracional, prometendo mudanças radicais na forma como pagamos, poupamos e investimentos. Em vez disso, tornaram-se na bolha de uma geração”, considerou o membro da comissão executiva do BCE, Fabio Penetta.

“Agora é óbvio para todos que a promessa de dinheiro criptográfico fácil e altos retornos era uma bolha fadada a estourar”, prosseguiu o responsável numa intervenção em Londres. “Acontece que os criptoativos não são dinheiro. Muitos são apenas uma nova forma de jogo de azar”, acrescentou.

O ano de 2022 tem sido marcado por escândalos no mundo das criptomoedas, desde o crash da TerraUSD, então a terceira maior stablecoin do mundo, e pela queda da exchange FTX, eventos que estão a varrer por completo o mercado das bitcoin e outras moedas digitais.

Panetta diz que há uma necessidade urgente global de regulamentar os criptoativos para proteger os consumidores, incluindo a introdução de requisitos mínimos para a gestão de risco e de regras de governance para as empresas a operarem neste mercado.

O membro da comissão executiva do BCE lembra, ainda assim, que a regulamentação “não transformará instrumentos de risco em dinheiro seguro”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Criptoativos tornaram-se na “bolha de uma geração”, diz responsável do BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião