Banco de Fomento quer apoiar empresas com novos instrumentos financeiros

  • Lusa
  • 10 Dezembro 2022

Instituição lançou consulta pública junto das empresas no sentido de criar novos instrumentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do qual ainda tem disponível 475 milhões.

O Banco Português de Fomento (BPF) lançou uma consulta pública que pretende obter contributos para o lançamento de novos instrumentos ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), através do qual ainda tem disponível 475 milhões de euros.

Em comunicado, este organismo sublinhou que pretende convidar empresas e todos os interessados a participar na consulta pública sobre “futuras soluções de capital e quase capital”.

Ao abrigo do PRR, foi atribuído ao Banco de Fomento um papel na “estruturação e distribuição de soluções de capital e quase capital, no montante global de 1.425 milhões de euros, previstos na Componente PRR Capitalização e Inovação Empresarial”.

O BPF tem ainda disponível 475 milhões de euros para lançar novos programas, realçou o organismo na nota de imprensa.

A consulta pública pretende obter contributos sobre “as condições de dois instrumentos financeiros pré-estruturados destinados a fomentar a constituição de empresas e/ou capitalização empresarial, prioritariamente nas fases de arranque”, o “Programa de Venture Capital (instrumento que assume uma estrutura de fundo de fundos)” e o “Programa de Coinvestimento Deal-by-Deal (instrumento que assume forma de investimento direto em empresas, sempre em coinvestimento com investidores privados)”.

“Estas sugestões de instrumentos visam promover a entrada em mercado e o crescimento/expansão de empresas viáveis, através do desenvolvimento de novos produtos/serviços ou mercados e do reforço e profissionalização do quadro de pessoal, incluindo a equipa de gestão”, destaca ainda o BPF na nota de imprensa.

A consulta pública pretende também obter “outras propostas de novas soluções de capital e quase capital, ao abrigo dos referidos Fundos de Capitalização, que se entendam como pertinentes e necessárias, por se considerar não estarem disponíveis à data, ou apresentarem condições inibidoras do acesso e utilização”.

Ana Carvalho, CEO do BPF, salientou que esta consulta pública “visa a construção de um diálogo aberto com todas as entidades do ecossistema empresarial, com vista a melhorar processos de trabalho e a identificar as falhas de mercado, assim como as soluções mais adequadas para as colmatar”.

“Não obstante estarmos proativamente a contactar associações e instituições diversas, a presente consulta pública permite a participação de todos os interessados, especialmente os potenciais beneficiários e parceiros envolvidos nestas medidas”, acrescentou, citada na nota de imprensa.

Todas as informações e fichas técnicas dos dois produtos pré-estruturados encontram-se disponíveis para consulta no sítio na internet do Banco Português de Fomento.

As propostas ou sugestões devem ser submetidas online para avaliação cuidada do BPF, até às 18h00 de 19 de dezembro, explicou ainda este organismo.

O Banco Português de Fomento tem por missão apoiar o desenvolvimento económico e social de Portugal, através da criação e disponibilização de soluções inovadoras, competitivas e adequadas às necessidades e desafios do ecossistema empresarial, potenciando a capacidade empreendedora, o investimento e a criação de emprego, e promovendo a sustentabilidade e a coesão económica, social e territorial do país.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Fomento quer apoiar empresas com novos instrumentos financeiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião