Proteção Civil não enviou SMS de alerta por risco de cheias

  • ECO
  • 10 Dezembro 2022

A autoridade de proteção civil não acionou o sistema de alerta por SMS à população na passada quarta, mesmo depois do aviso vermelho do IPMA para o distrito de Lisboa.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) não acionou o sistema de alerta por SMS à população, mesmo depois do aviso vermelho emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o distrito de Lisboa, adianta o jornal Público (acesso pago).

A autoridade de proteção civil também não adotou outro mecanismo rápido de aviso, como emitir um comunicado de última hora através dos órgãos de comunicação social. Nem sequer divulgou avisos escritos a alertar para a população tomar medidas face à probabilidade de ocorrência de cheias.

Desde as 9h30 da manhã de quarta-feira que o IPMA tinha um aviso Laranja, o quarto mais grave numa escala de cinco, para Lisboa, Santarém e Leiria. Pelas 22h26, o IPMA agravou o aviso para Vermelho.

Gil Martins, antigo comandante nacional e atual diretor da Escola de Gestão e Engenharia do Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa, admite que houve falhas na comunicação com a população. Duvida que o sistema de alerta através de SMS pudesse ser usado neste caso, mas lembra que havia outras formas de fazer chegar os avisos à população.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteção Civil não enviou SMS de alerta por risco de cheias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião