Fidelidade, Ageas e OK Teleseguros vencem nos Portugal Digital Awards

  • ECO Seguros
  • 11 Dezembro 2022

Os Portugal Digital Awards, pela mão da Axians e da IDC, distinguem a excelência de organizações que conduzam à transformação digital nos negócios. Fidelidade, Ageas e OK Teleseguros foram premiadas.

Foram anunciados os vencedores dos Portugal Digital Awards, uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC, que pelo 7ª ano consecutivo, reconhece a excelência de organizações e equipas que estão na frente da transformação digital nos negócios.

Os prémios Portugal Digital Awards são uma iniciativa conjunta da Axians e da IDC. Visam reconhecer e premiar a excelência de organizações, equipas e líderes empresariais focados na transformação digital dos seus negócios, processos, produtos ou serviços e da sociedade. A Fidelidade, Ageas e OK Teleseguros distinguiram-se com os seus serviços apoiados em tecnologia.

O prémio de Best Insurance Project, que distinguiu o melhor projeto de transformação digital no setor dos seguros, foi para o serviço de ‘Tratamento Automático dos Sinistros Automóvel’ Fidelidade. Para possibilitar a leitura consistente de uma grande variedade de imagens de declarações de acidente, foi criada uma tecnologia modular que permite corrigir a distorção espacial introduzida pela câmara e pelo utilizador nas fotografias. Foi também desenhado um sistema de auto machine learning (ML) que permite gerar modelos de ML de elevada qualidade com intervenção humana mínima. A conjugação destes dois sistemas permitiu criar um pipeline de automação capaz de reduzir em aproximadamente 60% a carga de processamento manual de declarações de acidente. Ao mesmo tempo, garantiu a manutenção de serviço e tempo de resposta aos seus clientes.

Os projetos apresentados foram integrados nas categorias por tipo de transformação, segmento de mercado e categorias especiais. Na categoria Digital Grand Awards, destaque para o Best Future of Customer Experience Project, melhor projeto de criação de novos produtos ou melhoria da experiência do cliente. A app ‘OK! Teleseguros | Via Direta’, que permite que o cliente, ao contratar um seguro automóvel, realize ele próprio a vistoria ao automóvel, foi distinguida. Através de um processo simples, acessível e inovador, a aplicação pretende criar uma experiência de utilização única ao cliente, independentemente da sua capacidade de utilização de ferramentas digitais. A aplicação permite ainda fazer vistorias de forma digital através de vídeos de realidade aumentada.

Também o Best Future of Work Project, a seleção do melhor projeto relacionado com a produtividade e efetividade dos colaboradores, premiou o projeto ‘FlexNow’, criado pelo Grupo Ageas Portugal. Destacou-se pela valorização do modelo de trabalho flexível, onde a comunicação é 100% digital, através de uma aplicação que atua como plataforma central para a gestão do novo modelo de trabalho. Todos os colaboradores têm acesso à aplicação, em formato desktop ou mobile, e que integra vários sistemas nos edifícios Ageas, bem como o controlo de acessos, sistemas de RH, repositório de utilizadores e sistemas de autenticação interna, agendamento de trabalho remoto ou de visitas, agendamento de carpooling, entre outros serviços, numa app de colaboração acessível.

A edição dos Portugal Digital Awards deste ano recebeu cerca de 300 candidaturas e contou com 42 projetos finalistas, que foram certificados e analisados por um painel de dezassete jurados e oito observadores.

Gabriel Coimbra, Group Vice President e Country Manager da IDC Portugal, disse: “é fantástico ver a evolução das mais de 1500 candidaturas recebidas nestes sete anos de Portugal Digital Awards. Projetos cada vez mais sofisticados, com recurso a tecnologias disruptivas, que têm vindo a transformar a forma como as organizações operam, trabalham, se relacionam com clientes e consumidores, até na forma como desenvolvem novos produtos e serviços cada vez mais conectados”. O líder previu: “não obstante o contexto económico e geopolítico delicado, a IDC acredita que o digital continuará a ter um papel cada vez mais relevante na competitividade das organizações e das próprias nações nos próximos anos, e é neste contexto que a IDC prevê que em termos concretos o investimento em Transformação Digital irá crescer mais de 16% em 2023 em Portugal”.

Carmo Palma, Managing Director na Axians Portugal, referiu: “é um desafio para o júri eleger os vencedores, pelo mérito que todos os projetos finalistas apresentam. Há projetos que se destacam mais pelo caráter inovador que trazem, como por exemplo, a utilização de drones para realizar determinadas tarefas, conseguindo assim ganhos de produtividade e mitigação de risco para os responsáveis por esses processos. Há projetos que se destacam pelo enorme impacto positivo que trazem aos cidadãos, ou aos clientes finais, ou aos colaboradores. Esta iniciativa é muito relevante na área, porque reconhece e divulga a transformação digital que se está a realizar em Portugal. O principal objetivo da Axians é, através desta iniciativa, destacar as organizações, os líderes e as equipas que estão no caminho certo da diferenciação.”

Na categoria Digital Grand Awards, foi destacado o Best Digital Leader, o Contra-Almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança, a personalidade que se distinguiu na transformação digital em território nacional.

O Best Future of Intelligence Project, que distinguiu o melhor projeto com inclusão de analytics, big data e data monetization, foi para o projeto Analytics4Vegetation da E-REDES; o Best Future of Citizen Experience Project, o melhor projeto relacionado com a criação de novos produtos e melhoria da experiência do cliente foi atribuído ao serviço de Renovação Automática do Cartão de Cidadão do Instituto dos Registos e do Notariado; o Best Future of Business Models Project, melhor projeto relacionado com a criação de novos serviços ou melhoria da experiência do cliente foi para a app iziBizi, pelo Millennium BCP; o Best Future of Operations Project, o melhor projeto de melhoria e otimização de processos de negócio distinguiu a iniciativa OMC (Operação, Manutenção e Conservação) da Ascendi Inovação e Gestão de Infraestruturas, no âmbito do Programa de transformação digital OMC. A Best Digital Transformation Idea, que premiou a melhor start-up B2B, foi para a Growappy, uma plataforma digital completa para a educação, que facilita a comunicação entre as escolas e as famílias.

 

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