Microsoft vai comprar 4% da bolsa de Londres por 1,9 mil milhões

  • ECO
  • 12 Dezembro 2022

Microsoft fica com uma participação de 4% da London Stock Exchange Group, avaliada em 1,9 mil milhões, no âmbito de uma parceria a dez anos para integrar a plataforma da bolsa de Londres na sua cloud.

A Microsoft vai comprar uma participação de 4% da London Stock Exchange Group (LSEG), avaliada em cerca de dois mil milhões de dólares (1,9 mil milhões de euros), no âmbito de uma parceria comercial a dez anos para operar a migração da plataforma de dados do operador da bolsa de Londres para a nuvem da gigante tecnológica americana.

“É uma parceria de longo prazo. Em termos de produtos que vamos construir em conjunto, espero ver os nossos clientes a começar a ver os benefícios dentre de 18 meses a 24 meses e vamos continuar a desenvolver a partir daí”, referiu o CEO da LSEG, David Schwimmer, citado pela agência Reuters. A aquisição da Microsoft deverá ficar concluída no primeiro trimestre do próximo ano.

A agência nota que é o último sinal do aprofundar das relações entre servidores financeiros e grandes companhias tecnológicas com serviços de cloud, como a Microsoft, Google, Amazon e IBM, situação que está a aumentar o escrutínio por parte dos reguladores.

As autoridades de regulação têm manifestado preocupação com a grande dependência do setor financeiro num pequeno grupo de fornecedores de serviços de cloud, nomeadamente em relação aos problemas que poderiam surgir no setor em caso de um dos servidores ir abaixo.

A União Europeia acabou de aprovar uma lei que introduz salvaguardas em relação aos fornecedores de cloud nos serviços financeiros, com o Reino Unido a preparar-se para seguir o mesmo caminho.

“Não gostamos de surpreender os nossos reguladores” disse Schwimmer, questionado se as autoridades estavam a par desta operação.

A LSEG adianta que a parceria com a Microsoft irá potenciar benefícios ao nível de preços para os clientes, não se tratando de um acordo de cloud tradicional. O operador da bolsa de Londres revela ainda que, no âmbito do contrato com a gigante de software, assumiu um compromisso de gastos mínimos relacionados à nuvem na ordem dos 2,8 mil milhões de dólares durante o prazo da parceria.

Já a Microsoft destaca que a base do acordo será a transformação digital da infraestrutura tecnológica da LSEG e das plataformas Refinitv na Microsoft Cloud.

“O foco inicial será a interoperabilidade entre a LSEG Workspace e Microsoft Teams, Excel e Powerpoint com outras aplicações Microsoft e uma nova versão da LSEG Workspace”, referiu a tecnológica americana.

A LSEG comprou a Refinitiv por 27 mil milhões de dólares ao consórcio da Blackstone e da Thomson Reuters, tornando-se na segunda maior companhia de dados financeiros a seguir à Bloomberg.

A Microsoft irá comprar as ações da LSEG – que subiam 4% — ao consórcio da Blackstone e da Thomson Reuters. A Thomson Reuters, que detém a agência noticiosa Reuters News, tem uma participação minoritária na LSEG, na sequência do negócio da Refinitiv.

Recentemente, a Euronext — que detém, entre outros, a bolsa de Paris, Milão e Lisboa — inaugurou o novo centro de dados em Bérgamo, para onde migrou a sua infraestrutura tecnológica, numa parceria com a empresa Aruba.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Microsoft vai comprar 4% da bolsa de Londres por 1,9 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião