Proteção Civil envia SMS a alertar para risco de cheias e inundações

  • Lusa e ECO
  • 12 Dezembro 2022

A Proteção Civil alertou para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja.

A Proteção Civil alertou esta segunda-feira para nova possibilidade de inundações e aumento dos caudais dos rios nos distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre, que estarão em alerta laranja devido às previsões de chuva persistente e forte.

Num briefing à comunicação social para fazer um ponto de situação das ocorrências relacionadas com o mau tempo que está a afetar o país, o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes, precisou que o agravamento do quadro meteorológico naqueles seis distritos vai acontecer a partir da tarde desta segunda-feira e até terça-feira.

Segundo André Fernandes, os distritos de Leiria, Setúbal, Lisboa, Évora, Santarém e Portalegre vão passar a alerta laranja (o segundo mais grave de uma escala de quatro) hoje à tarde.

A chuva forte e persistente será acompanhada de “fenómenos extremos de vento”, afirmou o comandante nacional, avançando que haverá “um agravamento do vento com rajadas até 80 quilómetros por hora e localmente 120 quilómetros por hora na região sul na manhã de terça-feira”.

André Fernandes disse também que a agitação marítima se mantém forte. “São expectáveis os fenómenos de inundação nas áreas urbanas e aumento dos caudais, nomeadamente nas bacias da área metropolitana de Lisboa e das ribeiras do oeste”, precisou.

Nesse sentido, a Proteção Civil está a enviar uma SMS aos cidadãos que se encontrem nas regiões afetadas pelo mau tempo “durante as próximas 24 horas”, alertando-os para o risco de cheias e inundações.

Também a Câmara Municipal de Lisboa (CML) aconselhou a população a “precauções redobradas”, na sequência do aviso laranja de chuva forte entre as 21h00 desta segunda-feira e às 09h00 de terça-feira, estando por decidir medidas de condicionamento de trânsito.

“Muito provavelmente, os túneis vão voltar a ser encerrados, preventivamente”, afirmou à Lusa a responsável da Proteção Civil de Lisboa, referindo-se aos três túneis rodoviários que foram cortados ao trânsito no sábado devido ao mau tempo, designadamente na Avenida João XXI, Campo Grande e Entrecampos.

A Proteção Civil vai, também, monitorizar o túnel do Marques de Pombal, que na noite de sábado, por volta das 02h00, acabou por ser encerrado, voltando a abrir às 05h00, hora em que os outros três também reabriram, indicou a diretora do Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa, referindo que os locais identificados como pontos negros em termos de inundações estão a ser monitorizados, nomeadamente a baixa de Alcântara e as avenidas 24 de Julho, Gago Coutinho e Estados Unidos da América.

Por sua vez, nos distritos de Aveiro, Porto, Braga e Viana do Castelo, onde esta segunda-feira de manhã ocorreu um agravamento do estado do tempo, a situação vai melhorar e durante a tarde será analisada a possibilidade de desagravar o nível de alerta laranja.

(Notícia atualizada com a informação da CML pelas 17h07)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteção Civil envia SMS a alertar para risco de cheias e inundações

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião