Binance trava reembolsos da criptomoeda USDC

Depois das falências da FTX e da BlockFi no último mês, o anúncio da Binance em suspender os reembolsos dos seus clientes fez soar novamente os alarmes.

O universo dos criptoativos está a ter mais um dia em cheio. Depois da apreensão do fundador da FTX, que pediu insolvência a 11 de dezembro, a Binance, a maior bolsa de criptomoedas, anunciou esta terça-feira que suspendeu temporariamente os reembolsos dos seus clientes em USDC.

 

De acordo com a Binance, esta decisão ocorre no seguimento da empresa estar a proceder a uma operação de troca de tokens, que envolve a troca da stablecoin USDC por outra sem a necessidade de recorrer a moeda fiduciária.

E apesar dos rumores, nada se deveu a um crescente número de pedidos de reembolsos por parte dos seus clientes, garante Changpeng Zhao, CEO da Binance, na sua conta do Twitter.

O líder da Binance sublinha que o volume de pedidos de levantamentos que a Binance está hoje a registar não é nada com que a empresa não tenha lidado no passado.

 

O USDC é utilizada pelos investidores para transacionar diferentes criptomoedas sem a necessidade de recorrer à conversão em dólares ou a outra moeda fiduciária. Isto significa que o levantamento da USDC tem como propósito a transferência para outra plataforma.

A Binance tem estado bastante ativa no Twitter procurando esclarecer os seus clientes sobre a situação para não deixar a onda de medo alastar-se. No entanto, nunca são boas notícias quando um banco ou uma empresa de criptoativos calcela os reembolsos dos seus clientes.

A CNBC recorda que, no verão, algumas crioptoempresas como a Celsius cancelaram os reembolsos pouco antes de abrirem falência. Não parece ser o caso da Binance, sublinha a CNBC, mas não deixando de referir que nas últimas 24 horas a empresa de Changpeng Zhao, que detém cerca de 60 mil milhões de euros em ativos, registou a saída de 1,6 mil milhões de euros da sua plataforma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Binance trava reembolsos da criptomoeda USDC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião