Da falta de água ao excesso: 18 barragens estavam acima dos 90% antes das últimas chuvas

Bacia do Douro é a que tem mais albufeiras perto dos 100%, mas há também casos nas bacias do Vouga, Mondego e Tejo.

Depois de um ano quase todo marcado pelo nível muito baixo da águas nas albufeiras, as chuvas deste outono voltaram a encher as reservas, algumas até ao limite. Segundo o último boletim semanal da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que não inclui as chuvas desta terça-feira, quase um quarto das barragens está já acima dos 90% de capacidade.

O mais recente boletim de informação da APA, com dados até segunda-feira, indicam que as albufeiras estão a 65% da capacidade a nível nacional, com o volume de água armazenado a aumentar 3,5% face à semana anterior. Em algumas bacias, há barragens já muito perto do limite, mesmo antes das chuvas intensas da madrugada e dia de terça-feira.

Disponibilidades hídricas a 12 de dezembro
Disponibilidades hídricas a 12 de dezembro, segundo dados da APA.

Em 18 albufeiras, 23% do total, a capacidade excedia já os 90%, a maior parte na bacia do Douro. As reservas de Carrapatelo (97%), Régua (97%), Pocinho (98%) e Serra Serrada (102%), apresentavam os níveis mais elevados. Na bacia do Vouga e Mondego, a barragem da Lagoa Comprida estava já a 96%. A situação repete-se na bacia do Tejo, com Bouçã a 97% e Capinha a 100%. Castelo de Bode, a maior albufeira que abastece Lisboa, estava a 78%.

Percentagem de enchimento estava acima dos 90% em 12 albufeiras do Cávado/Riberias Costeiras, Ave e Douro.

No último briefing da Proteção Civil, pelas 12h40 desta terça-feira, foi informado que o plano especial de cheias na bacia do Douro foi elevado para amarelo. O mesmo foi decidido esta terça-feira pela Comissão Nacional de Proteção Civil de Santarém relativamente ao Rio Tejo. Mantém-se ainda os níveis de alerta para as bacias hidrográficas do Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Mondego e Liz.

Das 79 albufeiras, 68,4% estão com uma capacidade acima dos 50%, mas a situação não é homogénea em todo o país. A sul o nível das barragens é bastante inferior, estando a 37,6% no Sado, 30,9% no Alentejo ou a 9,7% no Barlavento, a zona mais crítica.

Os dados do boletim da APA indicam também que 34,2% das albufeiras estava, a 12 de dezembro, já com níveis de água superiores ao que é a média para todo o mês. Uma percentagem que deverá subir com a chuva intensa de terça-feira, que colocou todos os distritos em alerta laranja, com exceção de Bragança.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Da falta de água ao excesso: 18 barragens estavam acima dos 90% antes das últimas chuvas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião