CP em greve antes e depois do Natal. Comboios limitados a 25%

Greve de comboios é total nos dias 23 e 26 de dezembro. Entre 23 e 2 de janeiro haverá ainda paralisação às horas extraordinárias. Trabalhadores exigem "prémio financeiro" anti-inflação.

Há greve de comboios em período de Natal e de Ano Novo. Oito sindicatos decretaram paralisações para a CP e apenas foram fixados serviços mínimos para 25% das viagens programadas nos dias 23, 25 e 26 de dezembro e ainda 1 de janeiro de 2023, segundo informação a que o ECO teve acesso.

Para os dias 23 e 26 de dezembro foi decretada uma greve de 24 horas, que terá efeitos na véspera e no dia seguinte. Entre 23 de dezembro e 2 de janeiro decorre ainda uma paralisação às horas extraordinárias. Todos os serviços da CP serão afetados pelo protesto.

Entretanto, a CP publicou a lista com os comboios abrangidos pelos serviços mínimos [clique aqui], que foram definidos nesta quinta-feira numa reunião na Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Neste cenário, os passageiros que já tenham comprado bilhete para comboios regionais, interregionais, Intercidades e Alfa Pendular poderão pedir o reembolso ou a revalidação das viagens sem custos.

Os trabalhadores da CP exigem a “atribuição de um prémio financeiro anual que compense a perda do poder de compra” ao longo de 2022, a “atualização do subsídio de alimentação”, o “fim da discriminação entre trabalhadores” e “entre sindicatos” além do “cumprimento do Acordo de Empresa em vigor”.

O protesto foi convocado pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), Associação Sindical Independente (ASSIFECO), Sindicato dos Trabalhadores Ferroviários (STF), Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários (SINFB), Sindicato Nacional de Ferroviários e Afins (SINFA), Sindicato Independente dos Operacionais Ferroviários e Afins (SIOFA), Sindicato Nacional Democrático da Ferrovia (SINDEFER) e Sindicato Nacional dos Transportes Comunicações e Obras Públicas (FENTCOP).

Ainda na ferrovia, foi convocada uma greve às horas extraordinárias entre os dias 23 de dezembro e 2 de janeiro de 2023 para as empresas do grupo Infraestruturas de Portugal. Após reunião na DGERT foram definidos serviços mínimos para 25% das circulações nos dias 23, 25, 26 de dezembro e 2 de janeiro de 2023. Estes funcionários também exigem a atribuição de um “prémio financeiro” para compensar os efeitos na inflação no poder de compra.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CP em greve antes e depois do Natal. Comboios limitados a 25%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião