Leroy Merlin e UAPT trazem 170 refugiados da Ucrânia para Portugal

Este é já o sexto voo que a UAPT, com a ajuda de parceiros como a Leroy Merlin, vai realizar.

No dia 22 de dezembro vai aterrar em Portugal um avião que traz 170 refugiados da Ucrânia e respetivas crianças de colo, assim como animais de estimação, para um recomeço em segurança, com um lar e oportunidades de trabalho. Esta iniciativa, intitulada “Check-in Esperança”, é fruto da parceria estabelecida entre a associação Ukrainian Refugees UAPT e a Leroy Merlin Portugal.

“Com a guerra a afetar milhares de cidadãos na Ucrânia, ações como esta ganham ainda mais relevância. Este é o sexto voo que, com a ajuda de parceiros como a Leroy Merlin, vamos conseguir realizar para salvar vidas. Nesta altura do ano, particularmente sensível, em que o inverno se faz sentir nas zonas do conflito, temos muito orgulho em saber que estas pessoas vão poder passar um Natal com maior conforto. Estamos a trabalhar para que na chegada a Portugal os 170 refugiados sejam devidamente integrados e que encontrem em Portugal um lar digno e oportunidades de trabalho”, afirma Roman Kurtysh, fundador da associação Ukrainian Refugees UAPT, em comunicado.

As entidades envolvidas na iniciativa vão assegurar o acompanhamento de longo prazo aos refugiados recém-chegados, sendo que a retalhista promete ativar o seu ecossistema de parceiros para aumentar a pool de vagas de emprego para os refugiados com ligação à associação.

“Queremos agradecer às mais de duas dezenas de parceiros que se juntaram a nós nesta iniciativa e que tornaram possível a realização deste voo. Estamos muito felizes por poder realizar este ‘Check-in Esperança’ e por contribuirmos para um recomeço destes cidadãos, em segurança, com um lar digno e oportunidades de trabalho no nosso país”, refere João Lavos, líder do impacto positivo da Leroy Merlin.

O avião que traz os refugiados regressará no mesmo dia para a Moldávia com 15 toneladas de bens essenciais que foram recolhidos nos últimos meses nas lojas Leroy Merlin, como aquecedores, cobertores e produtos sanitários. Ao chegar a Chișinău, os bens essenciais serão transportados por camiões humanitários até Kiev, onde serão distribuídos pela população em função das necessidades identificadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Leroy Merlin e UAPT trazem 170 refugiados da Ucrânia para Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião