Confiança empresarial na Alemanha sobe após seis semanas de quedas

Confiança do setor empresarial alemão melhora "consideravelmente" após seis semanas de quedas consecutivas. Confiança sobe em todas as áreas, em particular nos serviços, mas cai na construção.

O índice do Instituto de Investigação Económica da Alemanha (Ifo) que mede a confiança empresarial, nomeadamente em relação ao estado da economia, melhorou “consideravelmente” ao atingir os 88,6 pontos em dezembro, uma revisão em alta face aos 86,4 pontos contabilizados em novembro.

Em nota divulgada esta segunda-feira pelo instituto alemão, o setor empresarial acusou também melhorias no sentimento face à situação atual, além do indicador relativo às expectativas para o futuro a seguir a mesma tendência. Os resultados apontam para uma melhoria do sentimento face à situação atual para os 94,4 pontos em dezembro, contra 93,2 no mês anterior.

Já no que diz respeito ao sentimento face às expectativas para o futuro, também se registou um aumento do índice para os 83,2 pontos, uma subida face aos 80,2 registados em novembro e um aumento pelo terceiro mês consecutivo.

No que toca à produção industrial, o índice “subiu substancialmente”, com a confiança empresarial quanto ao estado da economia a apresentar melhorias em quase todas as áreas. As empresas também se mostraram mais satisfeitas com a sua situação atual, sendo que o Ifo destaca ainda uma diminuição das carteiras de pedidos.

No setor dos serviços, a confiança empresarial quanto ao estado da economia melhorou “acentuadamente, mais uma vez”, nota o instituto alemão. Por sua vez, no setor da construção, a confiança empresarial “piorou ligeiramente”, com as empresas a revelar ainda uma menor satisfação com a sua situação atual.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confiança empresarial na Alemanha sobe após seis semanas de quedas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião