OCDE recomenda ao Governo propinas por escalões de rendimentos

  • ECO
  • 19 Dezembro 2022

Organização defende que este modelo seria "mais eficiente" do que reduções transversais do valor das propinas e poderia "libertar recursos" para baixar o limiar de elegibilidade das bolsas de estudo.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) recomenda que Portugal introduza um sistema de propinas em função dos rendimentos das famílias dos estudantes, avança o Público (acesso pago). A proposta surge num relatório sobre o financiamento do Ensino Superior encomendado pelo Governo, que será apresentado esta segunda-feira.

Em causa estaria um escalão mais baixo para alunos bolseiros e de menores rendimentos, um escalão intermédio para estudantes que ficam perto de cumprir o critério para ter bolsa e valores mais elevados para os alunos de famílias mais ricas. Este modelo, seguido na Bélgica, seria “mais eficiente” do que as reduções transversais do valor das propinas como as que foram aprovadas nas duas últimas legislaturas, podendo “libertar recursos” para baixar o limiar de elegibilidade para bolsas de estudo, defende o organismo internacional.

Nesse sentido, a OCDE sublinha que a redução das propinas e a consequente compensação de verbas para as instituições de ensino superior “absorveu recursos públicos significativos” que pagaram o que é “efetivamente um subsídio não direcionado, que beneficia não apenas os estudantes de menores rendimentos, mas também os de rendimentos médios e elevados”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OCDE recomenda ao Governo propinas por escalões de rendimentos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião