Sonae e Bankinter fundem operações para liderar crédito ao consumo em Portugal

Sonae termina acordo com Banco CTT nos serviços financeiros e lança joint-venture (50/50) entre Universo e Bankinter Consumer Finance para criar "operador líder no crédito ao consumo em Portugal".

A Sonae chegou a acordo com o Bankinter Consumer Finance para a criação de uma joint-venture que prevê a combinação dos negócios do Universo com a entidade gestora da oferta de produtos e serviços de crédito ao consumo do Bankinter em Portugal.

Em comunicado enviado à CMVM, a holding liderada por Cláudia Azevedo refere que o acordo visa a criação de um operador líder em crédito ao consumo em Portugal, que terá como acionistas a Sonae e o Bankinter Consumer Finance, ambos com 50% do capital.

Atualmente, o Universo conta com mais de um milhão de clientes e uma carteira de crédito de aproximadamente 400 milhões de euros. Segundo o mais recente relatório e contas da empresa, o volume de negócios aumentou 13 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, em termos homólogos, com o EBITDA subjacente a aumentar 10 milhões até setembro, “beneficiando de uma maior maturidade do portefólio de crédito e de iniciativas de cross-selling“.

“Ao longo dos últimos anos, o Universo tem vindo a afirmar-se como um operador de referência no mercado português de serviços financeiros, alavancando a vertente digital e contribuindo para reforçar o desempenho dos negócios do grupo e do seu ecossistema de parceiros. O princípio de acordo agora firmado com o Bankinter tem a ambição de alavancar este trajeto de sucesso para constituir um operador líder no crédito ao consumo em Portugal”, salienta João Dolores, CFO da Sonae.

O princípio de acordo agora firmado com o Bankinter tem a ambição de alavancar este trajeto de sucesso para constituir um operador líder no crédito ao consumo em Portugal.

João Dolores

CFO da Sonae

Esta parceria com o Bankinter acontece depois de o Universo ter acordado com o Banco CTT terminar o atual acordo na área dos serviços financeiros a 31 de dezembro de 2023, data em que terá uma opção de compra da carteira de crédito existente nessa instituição. Em comunicados separados ao regulador do mercado, ambas indicam que a alteração significativa do contexto macroeconómico e financeiro global justifica a necessidade de as partes revisitarem os termos subjacentes ao acordo”.

O grupo nortenho, que viu os lucros subirem 33% até setembro, mas travar durante o verão, assinala ainda, num comunicado enviado às redações, que “este acordo visa, nomeadamente, proteger o cliente final, mantendo-se o Universo como único ponto de contacto, emitente e concedente de crédito”.

O Universo assumirá ao longo do próximo ano a responsabilidade pelas atividades de financiamento e de risco de crédito, prevendo-se que a exposição líquida do Banco CTT a cartões de crédito Universo se venha a reduzir gradualmente durante o próximo ano e que no fim de 2023 o Universo venha a assegurar a compra das exposições existentes nessa altura.

“Com a concretização deste acordo, o Banco CTT ganhará opções estratégicas na gestão do seu portefólio e libertará liquidez e capital que reforçará o desenvolvimento e crescimento rentável do Banco CTT, assentando a sua estratégia de crescimento acelerado em três pilares: (i) rentabilização da sua base de clientes; (ii) desempenho de excelência em poupança e seguros; e (iii) crescimento no crédito às famílias”, salienta a empresa liderada por João Bento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae e Bankinter fundem operações para liderar crédito ao consumo em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião