Certificados de Aforro registam aumento recorde em novembro

O stock de Certificados de Aforro aumentou 10,5% em novembro para quase 18 mil milhões de euros. Nunca se tinha registado uma subida mensal tão significativa e alcançado um valor absoluto tão elevado.

O stock de Certificados de Aforro aumentou 10,5% em novembro para 17,7 mil milhões de euros. Trata-se da variação mensal mais significativa e do valor absoluto mais elevado desde, pelo menos, dezembro de 2007 (período desde o qual vigora a série do Banco de Portugal).

Em contraciclo continuam os Certificados do Tesouro. Depois de em outubro os Certificados de Aforro terem superado pela primeira vez em cinco anos os Certificados do Tesouro, em novembro, pelo 13.º mês consecutivo, o stock da dívida direta do Estado nestes títulos de dívida decresceu, desta feita em cerca de 1,7%, para 15,6 mil milhões de euros.

Fonte: Banco de Portugal. Valores em milhões de euros.

Os dados foram divulgados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal no relatório “Financiamento das administrações públicas: nota de informação estatística de outubro de 2022”.

Só este ano, o stock de Certificados de Aforro aumentou 42%, passando de 12,5 mil milhões de euros no final do ano passada para os atuais quase 18 mil milhões de euros.

Desde novembro de 2018 que o volume de Certificados de Aforro aumenta constantemente numa base mensal. Neste período, apenas em março de 2020 o stock de Certificados de Aforro registou uma ligeira quebra (-0,07%).

A contribuir fortemente para a procura crescente destes títulos de dívida pública pública destinados exclusivamente aos pequenos aforradores está a subida contínua das taxas de juro, que têm proporcionado um aumento considerável das taxas de remuneração dos Certificados de Aforro: se em junho a taxa de juro bruta para novas subscrições e capitalizações de Certificados de Aforro da Série E (a série que está atualmente em vigor) era de 0,63%, atualmente é de 2,842%, ou 2% líquido.

Fonte: IGCP. Taxa de juro bruta para novas subscrições de Certificados de Aforro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificados de Aforro registam aumento recorde em novembro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião