Endividamento da economia portuguesa cai 5 mil milhões em outubro

  • Mariana Marques Tiago
  • 21 Dezembro 2022

O endividamento da economia portuguesa (Governo, empresas e famílias) diminuiu para 793,7 mil milhões de euros em outubro. É a maior queda mensal desde junho de 2020.

O endividamento da economia portuguesa (Governo, empresas e famílias) diminuiu para 793,7 mil milhões de euros em outubro. Tratou-se de uma queda de mais de 5 mil milhões em relação ao mês anterior, na maior descida em cerca de ano e meio. A justificar esta evolução está sobretudo o setor público.

De acordo com os dados avançados esta quarta-feira pelo Banco de Portugal (BdP), esta foi a maior queda no endividamento da economia desde junho de 2020, quando se registou um tombo de 5,4 mil milhões de euros.

Relativamente à divida do setor público (onde se incluem as administrações e empresas públicas) registou-se uma queda de 4,9 mil milhões, no mês em que o IGCP teve de fazer um reembolso de 8,4 mil milhões de euros aos investidores. Isto ajuda a explicar em grande medida a descida do endividamento do Governo, que havia dado um grande salto nos anos da pandemia e está agora a retomar a trajetória de descida.

Endividamento da economia cai em outubro

Fonte: Banco de Portugal

No que toca ao setor privado, o endividamento das empresas e particulares teve uma queda de 100 milhões de euros, que resultou, “principalmente, da diminuição do endividamento das empresas privadas”, que caiu 200 milhões para 289,9 mil milhões. Já o endividamento das famílias aumentou 100 milhões, “essencialmente junto do setor financeiro”, atingindo os 150,7 mil milhões.

Em relação ao PIB, o endividamento da economia fechou o terceiro trimestre com rácio de 343,8%, no sexto trimestre de queda.

(Notícia atualizada às 11h33)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endividamento da economia portuguesa cai 5 mil milhões em outubro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião