BCE será “bem-sucedido” no combate à inflação, assegura Lagarde

  • Mariana Marques Tiago
  • 23 Dezembro 2022

“Prometo que faremos o nosso melhor para fazer baixar a inflação", afirmou a presidente do Banco Central Europeu (BCE) numa mensagem de Ano Novo em que antecipa novos aumentos das taxas de juro.

Christine Lagarde assegura que o Banco Central Europeu (BCE) fará todos os possíveis para diminuir a inflação e que a instituição será bem-sucedida nesta sua missão.

“Sei que a inflação elevada afeta toda a gente, especialmente os mais pobres. Prometo que faremos o nosso melhor para fazer baixar a inflação. E seremos bem-sucedidos”, disse na mensagem de Ano Novo. Acrescenta que o BCE tem trabalhado para continuar a proteger as pessoas e as empresas, confiando que “as perspetivas de crescimento económico parecem fortes” nos próximos anos.

Face à inflação elevada, o BCE – à semelhança de outros bancos – aumentou as taxas de juro nos últimos meses. Na semana passada registou-se uma subida de meio ponto percentual e prevê-se que este aumento continue nas próximas reuniões.

“Estamos a aumentar as taxas de juro e vamos aumentá-las ainda mais, a um ritmo constante, até que atinjam um nível que garanta um regresso da inflação ao nosso objetivo de 2% a médio prazo”, explicou a presidente do BCE.

Em novembro, a inflação na zona euro registou, pela primeira vez num ano e meio, um abrandamento. No entanto, manteve-se acima do objetivo que o Banco Central tencionava atingir.

No seu vídeo de boas festas, Lagarde aproveitou ainda para dar as boas vindas à Croácia à zona euro. “Estou muito feliz que a nossa família do euro se esteja a expandir. A Croácia será o 20.º membro [da UE] a juntar-se ao euro no dia 1 de janeiro”, disse.

A presidente do BCE, que se diz otimista relativamente à continuação da recuperação económica, terminou a sua mensagem assegurando que será possível “ultrapassarmos esta crise ao trabalharmos juntos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCE será “bem-sucedido” no combate à inflação, assegura Lagarde

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião