“Não temos escolha”, diz vice do BCE sobre a subida dos juros

  • ECO
  • 22 Dezembro 2022

Luis de Guindos acredita que subidas de 50 pontos base nos juros vão tornar-se na nova norma no curto prazo. “Devemos esperar um aumento das taxas nesse ritmo por um período de tempo", adiantou.

O vice-governador do Banco Central Europeu (BCE) diz que não há outra alternativa senão continuar a subir as taxas de juro para controlar a inflação. Luis de Guindos adianta que as subidas de 50 pontos base vão tornar-se na “nova norma no curto prazo”.

Questionado pelo jornal francês Le Monde (acesso pago, conteúdo em francês) sobre a pressão de muitos governos para abrandar os aumentos das taxas de juro, o espanhol respondeu que o aperto monetário do BCE é a “melhor forma” de os ajudar.

“Atualmente, é o principal problema para muitos países europeus. É certo que aumentar as taxas de juros significa aumentar os custos de financiamento dos governos. Mas temos um mandato e temos de cumpri-lo: a inflação está hoje em 10% e a inflação subjacente em 5%, enquanto nossa meta é de 2%”, afirmou.

Neste cenário, de Guindos diz que não há outra opção. “Não temos escolha e acho que não ter a possibilidade de desviar da meta é bom. Porque se não controlarmos a inflação, se não colocarmos a inflação em uma trajetória de convergência para 2%, será impossível que a economia recupere”, argumentou.

Na última reunião, o BCE subiu as taxas diretoras em 50 pontos base, depois da subida de 75 pontos nas reuniões anteriores. De Guindos acredita que vão tornar-se na nova norma. “Devemos esperar um aumento das taxas de juros nesse ritmo por um período de tempo”, adiantou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Não temos escolha”, diz vice do BCE sobre a subida dos juros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião