Desde 2020 já renunciaram cinco gestores da TAP sem indemnização

  • ECO
  • 28 Dezembro 2022

Alexandra Reis foi a quinta saída da administração da TAP desde 2020. Mas nenhum destes gestores foi indemnizado como a ex-secretária de Estado.

Cinco gestores da TAP renunciaram os cargos desde 2020, ano em que o Estado deu início ao auxílio financeiro à companhia área, avançou o Jornal de Notícias (acesso pago). A saída mais recente foi a de Alexandra Reis, que está envolta na polémica da indemnização e já levou à sua saída do Governo.

Entres os cinco administradores que “saltaram” da TAP estão também o ex-CEO Antonoaldo Neves, Raffael Garita Quintas Alves, João Weber Ramos dos Reis Gameiro e José Manuel Silva Rodrigues. Todos as saídas foram anunciadas à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), revelam o Jornal de Notícias e o Observador (acesso pago).

A maioria das saídas de administradores foi consequência de mudanças acionistas, explica o Observador, não dando lugar ao pagamento de indemnizados, torando assim Alexandra Reis num caso único. Por exemplo, Antonoaldo Neves, que deixou funções a pedido do Estado no último ano do seu mandato, continuou a receber o seu salário de gestor até ao final do ano. Os restantes saíram simplesmente sem lugar a indemnização.

A indemnização paga à ex-secretária de Estado do Tesouro pela TAP vai custar mais 225 mil euros, ou seja, cerca de 725 mil euros, revelou o Dinheiro Vivo. A justificação prende-se com o facto de a TAP estar obrigada a pagar a tributação autónoma, em sede de IRC, sobre aquela compensação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desde 2020 já renunciaram cinco gestores da TAP sem indemnização

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião