Graça Freitas deixa liderança da DGS

  • ECO e Lusa
  • 29 Dezembro 2022

A diretora geral de Saúde deixa o cargo ainda este ano, no final do mandato de cinco anos.

Graça Freitas vai deixar a liderança da Direção-Geral da Saúde (DGS) no final deste ano, avança o Observador. Com o mandato de cinco anos a terminar no próximo dia 31 de dezembro, a diretora-geral já comunicou ao ministério da Saúde, liderado por Manuel Pizarro, a sua intenção de não continuar no cargo.

“O mandato da diretora-geral da Saúde termina no final do ano, tendo a Dra. Graça Freitas formalizado junto da tutela a sua vontade de não renovar a nomeação”, refere uma nota o gabinete do ministro.

A permanência de Graça Freitas no cargo está assegurada “até à sua substituição”, refere uma resposta escrita enviada à Lusa. A tutela agradece ainda “a disponibilidade demonstrada pela diretora-geral da Saúde no término do seu mandato e todo o empenho e dedicação na liderança da Direção-Geral da Saúde ao longo dos últimos anos, de um modo especial na resposta à pandemia, a maior crise global de saúde pública do último século”.

A designação do futuro titular do cargo de Diretor-Geral da Saúde seguirá a tramitação legal, em obediência às regras de recrutamento, seleção e provimento dos cargos de direção superior da Administração Pública, adianta o ministério.

A escolha será naturalmente efetuada dentro de um perfil que se enquadre no quadro das competências da DGS, onde sempre estiveram presentes as responsabilidades da Autoridade de Saúde Nacional na resposta a emergências sanitárias e de saúde pública”, lê-se na resposta.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Graça Freitas deixa liderança da DGS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião