Certificados de Aforro travam descida da dívida pública. Encolhe 500 milhões para 273,3 mil milhões

  • ECO
  • 2 Janeiro 2023

O endividamento do Estado ficou praticamente inalterado em novembro, baixando apenas 0,18% face ao mês anterior.

A dívida pública baixou 500 milhões de euros em novembro, para 273,3 mil milhões, o valor mais baixo desde janeiro de 2022. Endividamento equivale a 115,1% do PIB.

O Banco de Portugal esclarece que a diminuição “refletiu as amortizações líquidas de títulos de dívida (-1,3 mil milhões de euros), dos empréstimos (-0,4 mil milhões de euros), de amortizações de certificados do Tesouro (-0,3 mil milhões de euros) e reduções de outros depósitos junto das Administrações Públicas”.

A travar uma queda maior do endividamento esteve o aumento da subscrição de Certificados de Aforro, no montante de 1,7 mil milhões de euros.

Em outubro, a dívida pública tinha diminuído 6,1 mil milhões de euros, para 273,8 mil milhões, o equivalente a 115,3% do PIB nominal estimado pelas Finanças. O Governo definiu, no Orçamento do Estado para 2023, a meta de baixar a dívida pública para 115% do PIB em 2022 e para 110,8% este ano.

Os títulos do Tesouro português estavam esta manhã a ser transacionados no mercado com uma taxa de juro implícita de 3,45%, no prazo a 10 anos.

(notícia atualizada às 11h43 com endividamento em percentagem do PIB)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Certificados de Aforro travam descida da dívida pública. Encolhe 500 milhões para 273,3 mil milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião