Houve menos ajustes diretos com novas regras de contratação

  • ECO
  • 2 Janeiro 2023

No primeiro semestre de 2022, registaram-se menos ajustes diretos e mais de metade dos contratos tiveram consulta prévia. As novas medidas de contratação têm gerado mais concorrência.

As novas regras especiais de contratação pública aprovadas em 2021 podem estar a resultar num padrão concorrencial maior, ao contrário do que temia o Presidente da República. De acordo com o Público, há menos ajustes diretos e estes pesam menos no total de contratos feitos. Em simultâneo, o recurso à consulta prévia simplificada está a aumentar, segundo relatório da Comissão Independente para o Acompanhamento e Fiscalização das Medidas Especiais de Contratação Pública (CIMEC).

De acordo com os dados avançados ao Público (acesso pago), entre janeiro de junho de 2022, que foi o segundo semestre de vigência do novo regime, foram celebrados 132 contratos por consulta prévia simplificada (50,2%), um aumento face aos 68 contratos registados no semestre anterior. Apenas 73 contratos foram celebrados por ajuste direto (27,8%), uma diminuição face aos 79 contratos do semestre anterior.

Segundo os dados, as entidades adjudicantes “privilegiaram, assim, o recurso à consulta prévia simplificada – um procedimento concorrencial – em detrimento do ajuste direto”, adianta a comissão. A alteração da tipologia dos procedimentos das medidas de contratação, tem levado ao “inerente incremento de ganhos em termos de concorrência e qualidade das propostas”, lê-se no relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Houve menos ajustes diretos com novas regras de contratação

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião