Petróleo afunda pelo segundo dia com Brent abaixo dos 80 dólares

Enfraquecimento da procura na China, perspetivas pessimistas para economia mundial e dólar forte pressionam preços do barril de petróleo pelo segundo dia.

Os preços do petróleo recuam cerca de 5% esta quarta-feira, afundando pelo segundo dia seguido, deixando o barril de Brent – referência para a Europa – novamente abaixo dos 80 dólares.

Vários fatores explicam a pressão na cotação da matéria-prima, de acordo com os analistas, incluindo o enfraquecimento da procura na China, o maior importador mundial de petróleo, as perspetivas pessimistas para economia mundial e ainda dólar forte.

Depois de cair mais de 4% na véspera, o Brent cede agora 4,95% para cotar nos 78,02 dólares por barril, aliviando de máximos de um mês registados no final do ano passado. Por sua vez, o crude WTI, negociado em Nova Iorque, apresenta uma queda de 4,99% para 73,09 dólares, também depois de o preço ter caído 4% na sessão anterior.

Petróleo em queda

“Há muitas razões para preocupações: a situação da Covid-19 na China e o receio de uma recessão num futuro previsível estão a colocar pressão nos mercados”, explicam o analista da Mizuho Robert Yawger, citado pela Reuters.

Esta semana, o Governo chinês aumentou as quotas de exportação de produtos refinados, sugerindo entre os analistas a ideia de que Pequim está a antever uma quebra no consumo doméstico. Uma notícia que se junta aos dados negativos da atividade industrial, que encolheu em dezembro, muito por conta da onda de casos de Covid-19.

O panorama da economia mundial apresenta-se com perspetivas desfavoráveis. A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, afirmou este domingo que as economias dos EUA, Europa e China estão a abrandar em simultâneo, o que tornará o ano de 2023 mais difícil do que 2022 para a economia global.

Em relação ao dólar, a força da divisa americana encarece as matérias-primas para os outros países, pressionando a procura. O dólar registou a maior subida em duas semanas, cotando nos 0,94 euros.

(Notícia atualizada às 20h18 com as novas cotações do petróleo)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Petróleo afunda pelo segundo dia com Brent abaixo dos 80 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião