Ministra da Agricultura segura secretária de Estado. “Nenhuma questão coloca em causa a nomeação”

Tutela liderada por Maria do Céu Antunes sublinha que "nenhum processo judicial relativo ao marido sugere qualquer tipo de envolvimento” de Carla Alves, nova secretária de Estado da Agricultura.

O Ministério da Agricultura entende que “não há nenhuma questão que coloque em causa a nomeação” de Carla Alves, que tem várias contas bancárias arrestadas na sequência de uma investigação judicial que envolve o marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais.

A tutela liderada por Maria do Céu Antunes sublinha, em resposta ao Correio da Manhã, que a antiga diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte “não é visada em qualquer processo-crime” e “nenhum processo judicial relativo ao seu marido sugere qualquer tipo de envolvimento” da nova governante.

O ECO questionou o Ministério sobre se a titular da pasta estava a par destes factos, quando convidou Carla Alves para o cargo e que avaliação faz, em termos políticos, da gravidade deste caso, mas não obteve resposta até à hora de publicação deste artigo.

Esta quinta-feira, em reação a mais este caso polémico envolvendo nomeações para o Governo liderado por António Costa, o antigo autarca de Vinhais referiu que “o envolvimento da mulher [no caso] é zero”, em declarações aos jornalistas transmitidas pela RTP3.

“É uma autêntica vergonha. Se alguém estiver casado com um homem ou mulher que queira exercer funções [governativas] e um deles seja arguido, tem de se divorciar. Ela não tem nada a ver com este assunto”, acrescentou Américo Pereira, sem justificar as discrepâncias detetadas nas suas contas.

De acordo com a notícia do CM, quando o segredo bancário foi levantado, a Polícia Judiciária constatou a discrepância entre os rendimentos declarados e os efetivos nas contas do antigo edil de Vinhais, acusado pelo Ministério Público de três crimes. Em cima da mesa estarão possíveis crimes de corrupção ativa e prevaricação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ministra da Agricultura segura secretária de Estado. “Nenhuma questão coloca em causa a nomeação”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião