Alemanha anuncia envio de 40 veículos blindados para Kiev

  • Lusa
  • 6 Janeiro 2023

A Alemanha anunciou que vai enviar 40 veículos blindados Marder ao Exército ucraniano nos próximos meses, pouco depois de os EUA terem anunciado uma nova fase no apoio militar a Kiev.

A Alemanha anunciou esta sexta-feira que vai enviar 40 veículos blindados Marder para o Exército ucraniano nos próximos meses, pouco depois de os EUA terem anunciado uma nova fase no apoio militar a Kiev. “Estarão prontas 40 viaturas no primeiro trimestre deste ano, podendo ser enviadas para a Ucrânia, após um treino de oito semanas“, informou Steffen Hebestreit, porta-voz do Governo alemão.

Na quinta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, tinham anunciado o envio de veículos de combate de infantaria para apoiar as tropas ucranianas contra o exército russo, mas sem terem clarificado o volume e o cronograma do envio.

Essa notícia irritou a Embaixada da Rússia em Berlim, que condenou as entregas, dizendo que contribuem para uma “escalada do conflito na Ucrânia”. O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, já disse que agradeceu esse gesto ao chanceler alemão, durante uma conversa telefónica.

Os Estados Unidos fornecerão veículos Bradley, armados com canhões automáticos, metralhadoras e mísseis antitanque, enquanto a Alemanha enviará Marders, equipados com canhões. Nos últimos meses, os aliados europeus da Ucrânia já entregaram tanques fabricados pelos soviéticos, mas nunca tanques construídos no Ocidente, apesar dos repetidos pedidos de Kiev.

Até agora, o Governo alemão tinha-se recusado a entregar tanques, alegando que essa medida deveria ser decidida em consulta com os aliados ocidentais e que a Alemanha e a NATO não deveriam estar diretamente envolvidas na guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Mas a pressão aumentou sobre Berlim quando Paris prometeu à Ucrânia entregar carros de combate ligeiros AMX-10 RC, de fabrico francês, em resposta às necessidades de Kiev, para enfrentar o Exército russo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Alemanha anuncia envio de 40 veículos blindados para Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião