Forças russas fazem avanços na cidade ucraniana de Soledar. “Já quase não há paredes de pé”, diz Zelenskiy

  • Joana Abrantes Gomes
  • 10 Janeiro 2023

Nos últimos dias, os ataques russos têm-se concentrado em Soledar, num aparente esforço para cercar a cidade ucraniana, que se situa a nordeste de Bakhmut.

As forças russas intensificaram a agressão militar à cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, forçando as tropas ucranianas a repelir ondas de ataques liderados por grupos de mercenários, disseram a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, citada pela Reuters.

Esta terça-feira, o Ministério da Defesa britânico afirmou que as forças da Rússia e do grupo Wagner estão “provavelmente no controlo da maior parte” da pequena cidade mineira de sal, descrevendo os avanços no terreno dos últimos quatro dias como, “muito provavelmente, um esforço para cercar Bakhmut (a partir) do norte, e para perturbar as linhas de comunicação ucranianas”.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse, no seu discurso noturno em vídeo na segunda-feira, que Bakhmut e Soledar estavam a aguentar-se, apesar da destruição generalizada. Localizada na região industrial de Donbass, Soledar fica a poucos quilómetros de Bakhmut, onde tropas de ambos os lados têm vindo a sofrer pesadas perdas.

Zelenskiy citou novos e mais ferozes ataques em Soledar, acrescentando que não foram deixados muros de pé e que a terra estava coberta de cadáveres russos. “Graças à resiliência dos nossos soldados em Soledar, ganhámos para a Ucrânia mais tempo e mais força”, declarou, sem explicar o que queria dizer com “ganhar tempo ou força”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Forças russas fazem avanços na cidade ucraniana de Soledar. “Já quase não há paredes de pé”, diz Zelenskiy

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião