Visabeira é uma das interessadas na reprivatização da Efacec

  • ECO
  • 10 Janeiro 2023

Empresa de Viseu confirma que “demonstrou interesse em participar” no processo de compra da empresa industrial de Matosinhos, que fechou 2022 com prejuízos de 100 milhões de euros.

A Visabeira, que atua nos setores da construção, telecomunicações e cerâmica, “demonstrou interesse em participar” no processo de privatização da Efacec e diz estar “neste momento em processo de análise de informação”. O grupo de Viseu confirmou ao Expresso que está na corrida à compra da empresa, reaberta depois do falhanço das negociações com a DST.

O grupo liderado por Nuno Marques junta-se assim a outras interessadas neste negócio, como a Mota-Engil, a Sodecia, a Carpin (do ex-presidente da Efacec, António Cardoso Pinto), a Efaflu da família Ricca, antiga acionista da empresa, a Oxy Capital, a Oaktree ou o fundo alemão Mutuares.

Os candidatos à reprivatização estão a realizar reuniões com a gestão da Efacec e já conhecem os principais números relativos a 2022: os prejuízos ultrapassaram os 100 milhões de euros e os prejuízos operacionais (EBITDA) são da ordem dos 80 milhões de euros, enquanto a dívida supera os 250 milhões. As propostas não vinculativas devem ser entregues até 15 de fevereiro.

De acordo com o novo caderno de encargos, o Governo encarregou a Parpública de adotar “medidas de reestruturação” para manter a empresa em funcionamento, enquanto decorre a reprivatização, para “manter o valor operacional do grupo” e viabilizar a venda. Até ao momento, a exposição do Estado à Efacec é de 165 milhões de euros, dos quais 115 milhões em garantias de Estado e 50 milhões em injeção de capital.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Visabeira é uma das interessadas na reprivatização da Efacec

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião