Proteções temporárias a ucranianos estão a diminuir na UE

  • Joana Abrantes Gomes
  • 11 Janeiro 2023

Em novembro, 20 dos países da UE concederam menos proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra em relação a outubro, uma diminuição que já se tinha verificado nesse mês face a setembro.

O número de proteções temporárias a ucranianos diminuiu em 20 Estados-membros da União Europeia (UE) em novembro de 2022, em comparação com o mês anterior, segundo dados publicados esta quarta-feira pelo Eurostat. A maior diminuição verificou-se na Polónia (-14.150), embora continue a ser o país da UE que atribui o maior número de proteções temporárias a ucranianos que fugiram do seu país na sequência da invasão russa (40.370).

A seguir à Polónia, foram a Alemanha (36.385), a Roménia (10.745) e a França (8.835) os países que mais estatutos de proteção temporária concederam em novembro a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia. Quanto às maiores diminuições, depois da Polónia, seguem-se Bulgária (-4.420), Irlanda (-2.005) e Alemanha (-1.210). Já os aumentos mais significativos foram registados na França (+5.505) e na Roménia (+2.320).

Em novembro, Portugal atribuiu apenas 965 proteções temporárias a pessoas que fugiram da guerra na Ucrânia, menos 200 do que as 1.165 concedidas em outubro. A última atualização feita pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras deu conta de que desde o início do conflito, a 24 de fevereiro de 2022, Portugal concedeu 56.599 proteções temporárias a cidadãos ucranianos e a estrangeiros que residiam na Ucrânia.

Número de proteções temporárias concedidas a ucranianos na UE em novembro

Fonte: Eurostat

Desde o início do conflito, e entre os países do bloco comunitário para os quais existem dados disponíveis, a Polónia comunicou o maior número de beneficiários ucranianos de proteção temporária, com um total de 939.865 estatutos concedidos, sendo seguida por Alemanha (901.930), Espanha (153.760) e Bulgária (144.315).

De acordo com o Eurostat, a diminuição do número de proteções temporárias concedidas a ucranianos no mês em análise, em comparação com outubro, deveu-se ao “cancelamento do registo dos seus estatutos de proteção temporária”, sendo que “uma diminuição semelhante” já tinha sido registada em outubro face a setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Proteções temporárias a ucranianos estão a diminuir na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião