Combustíveis com subida ligeira. Gasolina e gasóleo aumentam 0,5 cêntimos na próxima semana

Na próxima semana, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,604 euros por litro de gasóleo simples e 1,666 euros por litro de gasolina simples 95.

Os combustíveis vão sofrer um aumento residual na próxima semana. Quer abasteça com gasolina ou gasóleo, pode contar com uma subida de 0,5 cêntimos por litro, avançou ao ECO fonte do mercado.

A partir de segunda-feira, quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,604 euros por litro de gasóleo simples e 1,666 euros por litro de gasolina simples 95, tendo em conta os valores médios praticados nas bombas à segunda-feira, divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Estes preços já têm em conta os descontos aplicados pelas gasolineiras.

No entanto, os preços cobrados ao consumidor final podem variar consoante o posto de abastecimento. E ainda podem sofrer ajustamentos para ter em conta o fecho das cotações do petróleo brent esta sexta-feira e o comportamento do mercado cambial. Mas também porque os preços finais resultam da média dos valores praticados por todas as gasolineiras.

Estes preços já têm em conta a revisão das medidas fiscais temporárias para ajudar a mitigar o aumento do preço dos combustíveis, que são atualizadas no início de cada mês. Assim, durante o mês de janeiro, o efeito de mecanismo de compensação aplicado ditou uma redução do desconto do ISP mais pequena, em 1,3 cêntimos por litro de gasóleo e em 1,2 cêntimos por litro de gasolina, face a dezembro.

Os preços invertem assim a tendência, depois de esta semana terem registado uma descida. O gasóleo baixou 3,5 cêntimos esta semana e a gasolina desceu quase um (0,9 cêntimos).

Esta sexta-feira, os preços do brent, que serve de referência para o mercado europeu, estão a subir 1,05%, para os 84,91 dólares por barril. O brent caminha para uma subida semanal superior a 6% devido aos fortes sinais de crescimento da procura na China, o maior importador mundial de crude, bem como à expectativa de aumentos menos agressivos das taxas de juro nos EUA.

A subida dos preços do petróleo também está a ser impulsionada por uma desvalorização do do dólar para um mínimo de quase nove meses, depois de a taxa de inflação norte-americana ter desacelerado em dezembro, reforçando as expectativas de que a Reserva Federal dos EUA (Fed) irá abrandar o ritmo de subida das taxas de juro.

Evolução do preço do Brent em Londres

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis com subida ligeira. Gasolina e gasóleo aumentam 0,5 cêntimos na próxima semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião