Plano de saúde gratuito da Câmara de Lisboa supera 2.700 inscritos

"À data de hoje, estão já inscritos 2.750 pessoas", revelou fonte oficial da CML, ao ECO. teleconsultas, assistência médica ao domicílio e transporte de ambulância arrancam na segunda-feira.

Mais de 2.700 utentes maiores de 65 anos e com residência fiscal na capital já se inscreveram para terem acesso ao plano de saúde gratuito da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que vai arrancar na próxima segunda-feira.

“À data de hoje [sexta-feira], estão já inscritos um total de 2.750 pessoas”, revelou fonte oficial da autarquia em resposta ao ECO. Este número representa um aumento significativo face às 500 inscrições divulgadas no anterior balanço, mas fica ainda aquém dos 130 mil beneficiários que a autarquia quer atingir.

Em causa está o “Plano Lisboa 65+”, destinado aos utentes com 65 ou mais anos, com residência fiscal e que estejam recenseados em Lisboa. Este plano visa garantir aos utentes elegíveis o acesso a teleconsultas de medicina geral e familiar, que funcionarão durante todo o dia e em todos os dias da semana (incluindo fins de semana e feriados). “A equipa que irá prestar os serviços é composta, aproximadamente, por 60 médicos especialistas ou internos da especialidade de Medicina Geral e Familiar (MGF)”, adianta ainda fonte oficial da autarquia ao ECO.

Além disso, caso o médico entenda que o utente deve ser visto presencialmente, será também ser enviado um médico ao domicílio para prestar assistência e estão ainda previstos serviços de transporte em ambulância quando determinado pelo médico. Estes serviços vão ser assegurados por médicos de clínica geral, sendo que a equipa é “composta por aproximadamente 40 médicos”, explicou ainda a CML. Os lisboetas com mais de 65 anos poderão também receber os medicamentos em casa.

Paralelamente, os beneficiários do CSI terão ainda acesso a serviços adicionais, nomeadamente consultas de optometria e um par de óculos gratuitos, bem como consultas de higiene oral e próteses dentárias com respetivos tratamentos. Está ainda previsto que tenham acesso a materiais de incontinência urinária.

A partir de segunda-feira, apenas vai começar a estar disponível o acesso a teleconsultas de medicina geral e familiar, assistência médica ao domicílio em caso de necessidade e transporte de ambulância. Quanto aos outros serviços ainda não há uma data concreta, mas Carlos Moedas já veio garantir que será ainda este mês.

Para ter acesso ao programa, terá que se inscrever. Para o efeito, basta deslocar-se a uma farmácia aderente associada da Associação Nacional das Farmácias (ANF) ou da Associação de Farmácias de Portugal (AFP) ou se preferir pode fazer o registo online.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano de saúde gratuito da Câmara de Lisboa supera 2.700 inscritos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião