Cativações das Finanças travam inspeções de saúde no terreno

  • ECO
  • 14 Janeiro 2023

O inspetor-geral das Atividades em Saúde determinou ainda que devem ser privilegiados, sempre que possível, os meios digitais para a realização à distância de diligências de processos em curso.

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) está a privilegiar ações inspetivas à distância, apesar da relutância dos inspetores que identificaram vários riscos nesta forma de trabalhar. A decisão está relacionada com as dificuldades financeiras daquela entidade, tutelada pelo Ministério da Saúde, mas cujo orçamento tem sido, ano após ano, alvo de cativações por parte das Finanças.

Segundo a edição deste sábado do Jornal de Notícias (acesso pago, conteúdo em português, em setembro passado, o inspetor-geral da IGAS, Carlos Caeiro Carapeto, comunicou aos trabalhadores que, perante a situação financeira da instituição, decorrente das cativações orçamentais, ficava “temporariamente suspensa toda e qualquer deslocação ou estadia que implique despesa, realizada no âmbito profissional”. Informou ainda que o serviço externo só seria autorizado para a zona de Lisboa, se realizado em viatura da IGAS.

O inspetor-geral determinou ainda que devem ser privilegiados, sempre que possível, os meios digitais para a realização à distância de diligências de processos em curso. Quando as ações presenciais são imprescindíveis, têm de ser fundamentadas por escrito. A IGAS defende-se com o facto de “ter sabido adaptar-se e inovar, designadamente como o recurso às tecnologias digitais”, responde ao mesmo jornal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Cativações das Finanças travam inspeções de saúde no terreno

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião