Principal linha de comboios do país condicionada por novo abatimento em Francelos

Pela segunda vez numa semana, a circulação de comboios na Linha do Norte foi feita em via única entre Vila Nova de Gaia e Francelos durante duas horas, gerando atrasos e cancelamento de comboios.

A principal linha de comboios do país esteve novamente com problemas. Pelas 11h10 registou-se um abatimento de via junto à estação técnica de Francelos, na Linha do Norte. Durante duas horas, os comboios apenas circularam em via única entre Gaia e Francelos e houve arasos e cancelamento de viagens. O abatimento de via deu-se ao quilómetro 326,050, no sentido ascendente (em direção para o Porto), segundo informação avançada ao ECO pela Infraestruturas de Portugal (IP).

Os comboios entre Porto e Ovar foram temporariamente suspensos. As paragens foram garantidas pelas composições que fazem o serviço suburbano entre Porto e Aveiro. A circulação foi retomada nos dois sentidos pelas 13h25, embora com velocidade limitada a 10 km/h entre os quilómetros 326 e 326,1 da Linha do Norte, segundo informação da IP à agência Lusa.

Na semana passada, na quinta-feira, também tinha havido um abatimento de via, igualmente em Francelos, mas no sentido descendente ao quilómetro 325, no final da plataforma do apeadeiro. Na altura, a linha de comboio criou um buraco por cima de uma passagem inferior que está a ser construída no local.

Entre Gaia e Francelos também houve um problema no início do ano, com o deslizamento de terras na plataforma provisória instalada no apeadeiro da Madalena. Pelo menos até ao final deste mês o comboio não pára neste local, segundo informação divulgada esta semana pela Infraestrutura de Portugal (IP).

A situação também é semelhante à que aconteceu em Souselas em 30 de dezembro, quando houve um abatimento de via no quilómetro 228,150 da Linha do Norte. A situação obrigou a IP a suspender a circulação numa das vias entre Pampilhosa e Souselas até ao início de março, pelo menos.

Novo abatimento em obra do Ferrovia 2020

O abatimento de via deu-se num local que está a ser alvo de obras ao abrigo do programa de investimentos Ferrovia 2020. O apeadeiro de Francelos está a ser intervencionado como parte dos trabalhos de renovação da via entre Espinho e Vila Nova de Gaia, no valor de 55,3 milhões de euros e com comparticipação de fundos europeus em mais de 80%. As obras neste troço foram adjudicadas ao consórcio Azvi/DST.

As obras também contemplam a “eliminação de todas as passagens de nível existentes neste troço (rodoviárias e pedonais) e de atravessamento de nível entre plataformas em estações, através da construção de 17 desnivelamentos”.

Segundo o Ferrovia 2020, as obras entre Espinho e Gaia deveriam ter decorrido entre o último trimestre de 2017 e o segundo trimestre de 2019. No entanto, as obras apenas começaram em julho de 2020 e deverão ficar concluídas no final de 2023. Só depois será feita a intervenção entre Ovar (Válega) e Espinho, com prazo de conclusão previsto para o final de 2025, mais de seis anos depois do prazo previsto.

Também o abatimento de via em Souselas se deu numa obra do Ferrovia 2020, no caso entre Alfarelos e Pampilhosa. Esta ligação foi contemplada com um projeto de modernização no valor de 105,9 milhões de euros, com mais de 70% de financiamento europeu. Estava previsto que as obras decorressem entre março de 2016 e o terceiro trimestre de 2017. No entanto, a obra foi dividida em duas fases, da qual apenas a primeira está pronta desde junho de 2018.

(Notícia atualizada às 14h32 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Principal linha de comboios do país condicionada por novo abatimento em Francelos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião