Travar bipartidarismo, distribuição e crescimento. Candidatos da IL apresentam propostas

  • Lusa e ECO
  • 21 Janeiro 2023

O candidato à liderança da IL, Rui Rocha, traça como objetivo "romper o bipartidarismo". José Cardoso diz que candidatos não têm propostas novas. Carla Castro admite que partido tem de "dar um salto".

Os candidatos da Iniciativa Liberal apresentam as suas ideias e moções no Congresso do partido esta tarde, antes do voto no domingo que vai decidir que é o sucessor de João Cotrim Figueiredo na presidência do partido.

O candidato à liderança da IL, Rui Rocha, disse hoje que não quer “fazer cócegas ao sistema”, mas sim “mudar Portugal”, traçando como objetivo “romper o bipartidarismo”, assegurando que o partido sairá unido da convenção independentemente do resultado.

No período de apresentação da moção de estratégia global que a sua lista, a L, apresenta à VII Convenção da IL, Rui Rocha defendeu que para acabar com o bipartidarismo instalado em Portugal é preciso “ser ambicioso” e para isso “não basta ser a terceira força política”, precisando de um resultado eleitoral expressivo.

“Eu não quero fazer cócegas ao sistema, eu quero mudar Portugal. Nós vamos mudar Portugal”, comprometeu-se. O candidato assegurou que os liberais vão “sair unidos desta extraordinária convenção, seja qual for o resultado”.

José Cardoso diz que outros candidatos são “mais do mesmo arroz”

O candidato à liderança da IL José Cardoso defendeu hoje que os adversários Rui Rocha e Carla Castro representam mais do “mesmo arroz” dos partidos tradicionais, e disse ser o único com um projeto político novo.

Na apresentação da sua moção de estratégia global perante a VII Convenção, o conselheiro nacional José Cardoso defendeu que a IL tem de fazer “a transição” de uma liderança “que seca tudo à sua volta” para outra que distribua “para ser ainda maior”.

“Quando em 48 horas perdemos um presidente e ganhámos dois candidatos, criou-se a ideia de que tínhamos de votar num mal menor”, afirmou, referindo-se ao anúncio surpresa de João Cotrim Figueiredo em novembro de que não se recandidataria às eleições antecipadas a meio do seu mandato.

José Cardoso desvalorizou o trabalho feito pelos seus adversários à liderança nos últimos anos no Conselho Nacional, com “duas ou três” intervenções e “zero propostas”. “Não me peçam para votar em políticos assim que eu nunca o farei, tudo isto em faz lembrar o tal arroz, o que me venderam os outros e que me querem vender agora e eu não o quero”, disse, na apresentação da sua moção “Um partido e um país sem medo da liberdade dos outros”.

Carla Castro defende “nova estratégia de crescimento”

Carla Castro, atualmente deputada do partido, apela à necessidade de ter um “país liberal, com iniciativa”. A candidata admite que o partido precisa de “dar um salto e de amadurecer”, defendendo para isso uma “nova estratégia de crescimento”.

“Entrámos na política portuguesa com propósito”, reitera, salientando que os liberais têm “o direito de ter orgulho do sucesso”. Perante o novo capítulo que se vai iniciar com um novo líder, diz que “hoje e o primeiro dia do resto das nossas vidas liberais”.

Apesar do sucesso alcançado, admite que o partido precisa “de dar um salto, de amadurecer”. “Precisamos de uma nova estratégia de crescimento”, reitera, bem como “de descentralizar, dar poder de tomada de posição”.

(Notícia atualizada às 18h)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Travar bipartidarismo, distribuição e crescimento. Candidatos da IL apresentam propostas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião