Rui Rocha é o novo presidente da Iniciativa liberal

Militantes da IL já escolheram sucessor de João Cotrim Figueiredo ao leme do partido. Mandato é de dois anos. Rui Rocha ganha com 51,7% e quer levar os liberais aos 15% nas legislativas.

Rui Rocha é o novo presidente da Iniciativa Liberal. Mais de dois mil militantes escolheram este domingo o sucessor de João Cotrim Figueiredo, que tinha sido reeleito em 2021, mas saiu antes do final do mandato por entender que o partido precisava de outra liderança para continuar a crescer. “Nós vamos lá e vamos ter 15%”, afirmou o novo líder no discurso de vitória.

“As batalhas lá fora são de um país estagnado, em que o salário de 56% está abaixo de mil euros, 65% se for entre os jovens”, afirmou o sucessor de Cotrim Figueiredo, sem esquecer o combate a um bipartidarismo, liderado pelo PS no Continente e pelo PSD na Madeira. “Vamos liderar a oposição, como já temos liderado“, afirmou Rui Rocha.

O Governo do PS pode agarrar-se ao poder, durar meses, até anos, mas está esgotado, politicamente morto, e fomos nós que o declarámos” com a moção de censura promovida pelo partido.

Rui Rocha afirmou que os liberais vão opôr-se à revisão constitucional que está em cima da mesa, e desafiou Luís Montenegro, líder do PSD, a clarificar o que o partido defende.

Rocha elege 24 lugares ao órgão máximo do partido

A lista ao Conselho Nacional afeta ao novo líder, Rui Rocha, elegeu 24 dos 50 lugares ao órgão máximo entre Convenções, enquanto a do fundador Miguel Ferreira da Silva conseguiu 14.

A lista B, liderada por Nuno Simões de Melo, apoiante da candidata derrotada Carla Castro, conseguiu apenas quatro mandatos.

A lista L, afeta a Rui Rocha e a única que entrega candidaturas a todos os órgãos a eleição era encabeçada pela atual presidente da mesa, Mariana Leitão.

A lista D, liderada por Rui Malheiro, conseguiu quatro mandatos e a lista S, com Márcio Oliveira Santos a encabeçar, conseguiu também quatro mandatos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Rui Rocha é o novo presidente da Iniciativa liberal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião