“Segurança Social continua a ter disfunções de gestão”, diz Maria Lúcia Amaral

  • ECO
  • 23 Janeiro 2023

A provedora reconhece que a Segurança Social é a “área que mais” a preocupa e defende que “seria um grande avanço civilizacional atualizar sistema informático da Segurança Social”.

Os apoios sociais para mitigar o impacto da inflação geraram um “grande número de queixas” dos grupos sociais que não foram incluídos. A provedora Maria Lúcia Amaral revela que a maior parte das queixas se prende com o facto de a Autoridade Tributária (AT) apenas transferir o apoio social por transferência bancária. “A Autoridade Tributária esqueceu-se de que muitas famílias não têm conta bancária”, disse Maria Lúcia Amaral em entrevista ao programa “Justiça Cega” da Rádio Observador (acesso pago).

A provedora reconhece que a Segurança Social é a “área que mais” a preocupa e defende que “seria um grande avanço civilizacional atualizar sistema informático da Segurança Social”. “A Segurança Social continua a ter disfunções de gestão que prejudicam os cidadãos”, acrescentou. Maria Lúcia Amaral revelou ainda que o ano passado não foi batido o recorde de solicitações que se tinha verificado em 2021.

Maria Lúcia Amaral disse ainda temer o processo de extinção do SEF. “Tanto quanto sabemos, será uma transição longa até à entrega de todas as competências do SEF a diferentes entidades. O Estado tem de garantir que os procedimentos administrativos não afetam a vida das pessoas”, disse. E acrescentou: “Não podemos dizer aos imigrantes: “Entrem. Venham. São bem-vindos”. E depois falhamos na receção a estas pessoas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Segurança Social continua a ter disfunções de gestão”, diz Maria Lúcia Amaral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião