Banco de Desenvolvimento de Angola alarga lista de fornecedores a empresas portuguesas

  • Lusa
  • 24 Janeiro 2023

Entre os fornecedores foram incluídas empresas portuguesas que exportem um valor mínimo de cinco milhões de euros, tal como acontecia já para os contratos oriundos de Espanha.

O Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) alargou a lista de fornecedores de equipamentos no âmbito da linha de crédito do Deutsche Bank a empresas portuguesas que exportem um mínimo de cinco milhões de euros.

“Com o propósito de facilitar o processo de financiamento de empresários angolanos ao abrigo da linha de crédito do Deutsche Bank (DB), o Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA) informa que foi alargada a lista de países fornecedores de equipamentos, podendo os mesmos serem identificados pelos proponentes dos projetos”, segundo uma nota de imprensa do BDA.

Foram incluídos entre os fornecedores de contratos de importação, empresas portuguesas que exportem um valor mínimo de cinco milhões de euros, tal como acontecia já para os contratos oriundos de Espanha. Nos outros países, o valor mínimo de importação mantém-se nos 10 milhões de euros.

Com esta alteração deixa de ser necessário cumprir o requisito de obrigatoriedade de apresentação de um exportador ou fornecedor principal que seja cliente do Deutsche Bank para financiamento dos contratos de exportação.

Assim, mais empresários angolanos poderão ter acesso ao financiamento e a fornecedores de mais países, como Portugal, adiantou a presidente do conselho executivo do BDA, Patrícia d’Almeida, citada na mesma nota. A lista de fornecedores inclui outros países fornecedores, desde que os mesmos sejam membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

Caberá ao BDA e ao DB realizar as devidas diligências aos exportadores que sejam identificados pelos proponentes dos projetos, com foco nas suas capacidades técnicas, financeiras e no perfil reputacional para garantir a realização dos projetos a que se propõem.

A linha de crédito visa apoiar o setor privado angolano na importação de equipamentos, bens ou serviços imprescindíveis a implementação de projetos de investimento, financiando contratos de exportação/importação para fornecimento de equipamentos, bens ou serviços.

Entre os setores prioritários financiados pela linha estão a agricultura, pecuária, agroindústria, pesca, indústria transformadora e indústria mineira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco de Desenvolvimento de Angola alarga lista de fornecedores a empresas portuguesas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião