Hoje nas notícias: TAP, insolvências e professores

  • ECO
  • 25 Janeiro 2023

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O acordo que permitiu travar a nova greve prevê que 2.700 tripulantes de cabine recebam uma “compensação extraordinária” de, ao todo, oito milhões de euros, por dois anos de ajudas complementares não pagas. Dados do Ministério da Justiça revelam que 80% do total de insolvências foram de famílias. E o Ministério da Educação propõe três escalões de vencimento para professores contratados. Conheça estas e outras notícias em destaque na imprensa nacional esta quarta-feira.

TAP paga oito milhões a tripulantes e promete bónus

A TAP irá pagar oito milhões de euros a cerca de 2.700 tripulantes de cabine em acertos relativos a ajudas de custo complementares que não foram pagas em 2021 e 2022. Ao mesmo tempo, os trabalhadores sindicalizados terão prémio se o novo acordo de empresa for assinado até 31 de dezembro. Estes são dois dos vários pontos que resultaram do acordo entre a companhia aérea e o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), no passado domingo, e que levou ao recuo da greve de sete dias que iria arrancar esta semana.

Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Mais de 80% das falências já são de particulares

Nos primeiros nove meses de 2022, foram declaradas 5.161 insolvências de famílias, números que correspondem a 80% do total e largamente acima das falências de empresas (1.216), de acordo com dados do Ministério da Justiça. Embora a tendência já se confirme há vários anos, nunca a diferença havia sido tão grande. Além disso, as conclusões preliminares de um estudo no âmbito do projeto In_Solvens revelam que são frequentemente mulheres, em situação de monoparentalidade e com filhos menores a cargo, bem como desempregados de longa duração com 55 anos ou mais que entram em sobre-endividamento, os principais perfis de quem se encontra “na antecâmara da insolvência”.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Governo propõe três escalões salariais a professores contratados

Os professores contratados, fora dos quadros do Ministério da Educação (ME), vão passar a ter três escalões de vencimento, em vez de um único, podendo ganhar até mais 350 euros brutos por mês. A solução consta da proposta negocial apresentada aos sindicatos na semana passada e tenta responder à Comissão Europeia, que ameaçava levar o Estado português a tribunal por tratamento discriminatório destes docentes. Atualmente, estes professores ganham sempre pelo índice 167, o equivalente ao primeiro escalão da carreira docente, independentemente do número de anos de serviço que tenham.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Há pelo menos 660 mil pessoas em pobreza energética severa

Portugal tem entre 660 a 680 mil pessoas que vivem numa situação de pobreza energética severa. Pertencem a “agregados familiares em situação de pobreza cuja despesa com energia representa mais 10% do total de rendimentos” e que acumulam a “situação de pobreza monetária ou económica” com a impossibilidade de manterem as suas casas em condições de conforto térmico. Os dados constam da Estratégia Nacional de Longo Prazo para o Combate à Pobreza Energética 2022-2050, recentemente colocada em consulta pública.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

Limpeza de terrenos fiscalizada em maio

Os proprietários de terrenos em zonas de risco de incêndio têm até ao final de abril para proceder à limpeza dos mesmos. A 1 de maio a GNR inicia a fiscalização dessa obrigação e haverá notificações para quem não mexer nos terrenos. As multas serão passadas na segunda inspeção, a realizar até final de outubro: para particulares, as coimas serão de 140 a 5.000 euros; para entidades coletivas, as sanções variam entre 800 e 60.000 euros.

Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: TAP, insolvências e professores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião