Comissão Europeia propõe teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo

A decisão surge dias antes de entrar em vigor o novo pacote de sanções contra a Rússia, Além do gasóleo, Bruxelas quer um teto de 45 dólares por barril em produtos transacionados com desconto.

A Comissão Europeia vai propor um teto máximo de 100 dólares por barril em gasóleo russo, avança esta quinta-feira a Bloomberg. A decisão surge dias antes de entrar em vigor o próximo pacote de sanções contra a Rússia. Desta vez, o objetivo é proibir as importações de produtos russos refinados no bloco europeu, a partir de 5 de fevereiro.

De acordo com a agência noticiosa, a proposta foi enviada esta tarde e deverá ser discutida entre os membros da União Europeia, esta sexta-feira, 27 de janeiro. Para ser aprovada, será necessária a unanimidade dos 27 Estados-membros e, posteriormente, “luz verde” do grupo das sete maiores economias do mundo (G7).

Além de propor um teto ao diesel, o executivo comunitário coloca em cima da mesa a hipótese de se aplicar um limite de 45 dólares por barril em produtos transacionados com desconto, como o fuelóleo, também designado por óleo de combustível.

Segundo a Bloomberg, as discussões prometem ser exigentes uma vez que existe um grupo de países que procura impor limites mais rigorosos às exportações de petróleo russas, tendo como objetivo endurecer as sanções da União Europeia a Moscovo, como consequência da decisão de invadir a Ucrânia, a 24 de fevereiro de 2022.

Até agora, a União Europeia já decidiu nove pacotes de sanções à Rússia. O último entrou em vigor a 5 de dezembro e visa aplicar um preço máximo 60 dólares por barril no petróleo transportado por via marítima.

Notícia atualizada às 17h10

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Comissão Europeia propõe teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião