CEO da TAP poderá receber bónus de dois milhões de euros

  • ECO
  • 29 Janeiro 2023

Contrato de Christine Ourmières-Widener prevê compensação extraordinária de cerca de 80% do salário por cumprimento de objetivos, noticia o Correio da Manhã.

A presidente executiva da TAP tem direito a um bónus no final do contrato, caso cumpra os objetivos do plano de reestruturação. Segundo noticia este domingo o Correio da Manhã, a soma pode chegar a dois milhões de euros.
A compensação extraordinária prevista no contrato de cinco anos de Christine Ourmières-Widener equivale a cerca de 80% do salário bruto anual, de acordo com o diário. Segundo o relatório de governo societário da TAP, a CEO da companhia recebe 504 mil euros por ano, pelo que o bónus a receber após o fim do plano de reestruturação poderá rondar os dois milhões de euros.
Christine Ourmières-Widener foi questionada há duas semanas numa audição parlamentar sobre o bónus a que terá direito, não revelando o valor. “Eu tenho um bónus se o plano de reestruturação for cumprido, plenamente cumprido. Estamos a falar de um horizonte até 2025, é a estrutura do meu contrato, mas ainda falta muito tempo”, disse a CEO aos deputados.
Para já, tudo se encaminha para que presidente executiva venha a receber o bónus. Numa mensagem aos trabalhadores a 17 de janeiro, na véspera da audição na Assembleia da República, Christine Ourmières-Widener escreveu “a TAP teve no ano passado uma das maiores receitas da sua história, depois de, no terceiro trimestre do ano, já ter registado o seu melhor resultado trimestral de sempre”, antecipando em vários anos as metas do plano de reestruturação, que termina no final de 2025. O contrato da CEO vai até junho de 2026.
A companhia aérea terminou os primeiros nove meses de 2022 com um prejuízo de 91 milhões, mas conseguiu um lucro de 111 milhões entre julho e setembro, devendo conseguir um resultado positivo para o conjunto do exercício com a melhoria das contas no último trimestre. As receitas somaram 2,44 mil milhões até setembro.
O bónus da líder da companhia aérea portuguesa será um dos temas da comissão parlamentar de inquérito proposta pelo Bloco de Esquerda e já aceite pelo PS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO da TAP poderá receber bónus de dois milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião