OMS atualizou lista de medicamentos críticos para emergência nuclear

  • ECO
  • 29 Janeiro 2023

A nova lista inclui informações atualizadas com base nos desenvolvimentos na medicina de emergência de radiação na última década, diz a Organização Mundial de Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou a lista de medicamentos essenciais que devem ser armazenados para situações de emergência radiológica ou nuclear, incluindo fármacos que previnem ou reduzem a exposição à radiação ou tratam lesões após a ocorrência da exposição. A anterior lista datava de 2007.

“As pessoas podem ser expostas à radiação em doses que variam de insignificante a risco de vida. Os governos precisam de disponibilizar os tratamentos rapidamente”, disse Maria Neira, diretora-adjunta interina do departamento Populações Mais Saudáveis. “É essencial que os governos estejam preparados para proteger a saúde das populações e responder imediatamente às emergências. Isso inclui ter stocks imediatamente disponíveis, que reduzirão os riscos e tratarão lesões causadas pela radiação”, acrescenta, citada no comunicado divulgado na sexta-feira pela OMS.

A lista e procedimentos em caso de exposição a radiação nuclear não eram atualizados desde 2017. A nova lista inclui informações atualizadas com base nos desenvolvimentos na medicina de emergência de radiação na última década, diz a OMS. Aconselha ainda políticas “para a aquisição de medicamentos que podem prevenir ou reduzir a absorção de radionuclídeos ou aumentar a eliminação de radionuclídeos do corpo humano”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

OMS atualizou lista de medicamentos críticos para emergência nuclear

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião