5 coisas que vão marcar o dia

  • Mariana Marques Tiago
  • 30 Janeiro 2023

Semana abre com a terceira subida consecutiva do preço dos combustíveis. INE divulga Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores. Greve dos professores continua.

A semana abre com um novo aumento dos combustíveis. O instituto de estatística do país lança dados sobre a confiança das empresas e consumidores no que toca à evolução económica do país e sobre o estado do comércio internacional. A greve dos professores continua.

Combustíveis voltam a subir

A semana inicia com uma nova subida dos combustíveis. É a terceira semana consecutiva que se regista um aumento. Quando for abastecer, deverá passar a pagar 1,649 euros por litro de gasóleo simples e 1,740 euros por litro de gasolina simples 95. Os preços mantêm, assim, a tendência. A semana passada fechou com a subida dos preços do brent (referência para o mercado europeu) 1,54%, para os 88,82 dólares por barril.

Quão confiantes estão as empresas e consumidores…

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga esta segunda-feira os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores. Os dados, relativos ao primeiro mês deste ano, avaliam quão confiantes estão as empresas e os consumidores no que toca à evolução da economia do país. Em novembro de 2022 registava-se, uma vez mais, uma queda da confiança dos consumidores.

… e como vai o comércio internacional?

São também divulgadas as Estatísticas do Comércio Internacional, numa estimativa rápida sobre o quarto trimestre de 2022 e com dados acerca dos níveis de exportações e importações. No terceiro trimestre de 2022 registou-se um crescimento de 28% das exportações face ao mesmo período do ano passado. Já as importações tiveram um aumento de 35,3%. Os números representavam um abrandamento face ao trimestre anterior.

Greve da Fenprof continua

A greve dos professores convocada pela Fenprof (Federação Nacional dos Professores) continua esta segunda-feira e tem como ponto de encontro o distrito da Guarda. Esta greve tem como base concentrações em vários distritos do país e terminará a 9 de fevereiro, no Porto. Na passada sexta-feira, o Tribunal Arbitral fixou serviços mínimos nas escolas, mas a decisão entra em vigor apenas a 1 de fevereiro.

PIB alemão

Esta segunda-feira o instituto nacional de estatística da Alemanha divulga o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) do país relativamente ao quarto trimestre de 2022. No terceiro trimestre do último ano, registava-se um crescimento de 0,3% face aos três meses anteriores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião