Indústria alemã paga mais 40% pela energia em 2023 do que no período pré-guerra

Allianz Trade conclui que indústria alemã irá pagar em 2023 mais 40% pela energia face a 2021. O aumento dos custos energéticos irá afetar os lucros por toda a Europa, entre 1% e 1,5%.

A indústria alemã irá pagar em 2023 um custo superior em cerca de 40% pela sua energia, face ao custo verificado em 2021, de acordo com um estudo lançado pela Allianz Trade. A seguradora (antiga Euler Hermes) defende que o efeito nas empresas europeias, resultante do “choque” no custo da energia, ainda está por vir.

Segundo o documento citado pela Reuters, o aumento dos custos energéticos irá afetar os lucros por toda a Europa, com uma penalização entre 1% e 1,5%, levando a um menor investimento na Alemanha na ordem dos 25 mil milhões de euros. Em causa estão os efeitos da crise energética desencadeada pela invasão russa da Ucrânia.

Por outro lado, o estudo concluiu que as finanças das empresas alemãs são robustas e iriam beneficiar de um teto ao preço do gás. De acordo com o documento da Allianz Trade, os receios sobre como a crise energética iria levar a uma desindustrialização e perda de competitividade, em relação aos Estados Unidos, foram exagerados.

As conclusões indicam agora que os custos relacionados com os trabalhadores e com as taxas de câmbio têm um maior peso na produção do que o custo da energia. Por outro lado, embora os exportadores estejam a perder quota de mercado em diversas áreas da indústria, os beneficiários tendem a ter origem na Ásia, Médio Oriente e África, em vez dos Estados Unidos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indústria alemã paga mais 40% pela energia em 2023 do que no período pré-guerra

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião