Dinamarca propõe eliminar feriado para financiar orçamento de Defesa

  • Joana Abrantes Gomes
  • 1 Fevereiro 2023

A proposta do Governo liderado pela primeira-ministra Mette Frederiksen não está a ser bem recebida junto da sociedade dinamarquesa. Quase 450 mil cidadãos já assinaram petição para manter feriado.

O Governo da Dinamarca quer aumentar o orçamento do país para a Defesa para atingir os 2% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2030, três anos antes do previsto, devido à crescente ameaça da Rússia. Para tal, propõe eliminar o feriado do “Grande Dia de Oração”, avança a Bloomberg (acesso pago).

A abolição deste feriado, celebrado na quarta sexta-feira depois do dia de Páscoa, elevaria o excedente orçamental público em cerca de 470 milhões de dólares por ano (cerca de 430 milhões de euros ao câmbio atual), enquanto o PIB valeria três vezes mais, segundo cálculos do Ministério das Finanças.

No entanto, a proposta não está a ser bem vista pela sociedade dinamarquesa, recebendo críticas tanto dos nove partidos da oposição no Folketing (Parlamento da Dinamarca), como de bispos da igreja do país e de líderes sindicais. Ao mesmo tempo, cerca de 450 mil dinamarqueses assinaram uma petição online defendendo a manutenção do feriado.

As mais recentes sondagens mostram que, se houvesse eleições neste momento, os partidos que formam o Governo de coligação perderiam a maioria, apenas três meses após vencer as legislativas. O Executivo liderado por Mette Frederiksen tem agora o apoio de menos de metade dos eleitores.

O feriado “Grande Dia de Oração” foi introduzido na Dinamarca em 1686, ano em que o Rei Christian V fundiu uma série de pequenos feriados religiosos num só, para aumentar a produtividade. Cerca de 73% dos dinamarqueses são membros da igreja luterana estatal, mas menos de 40% identificam-se como religiosos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dinamarca propõe eliminar feriado para financiar orçamento de Defesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião