Medina avisa professores que é preciso “cuidar do equilíbrio das contas públicas”

  • ECO
  • 1 Fevereiro 2023

O ministro das Finanças reitera que "quando se fala dos professores e das reivindicações, temos que ter em conta a situação geral do país".

O ministro das Finanças alerta que será difícil dar uma resposta total às reivindicações dos professores, apontando que é preciso “cuidar do equilíbrio das contas públicas”, em entrevista à TVI (acesso livre). Fernando Medina salienta que há mais profissionais com reivindicações, como enfermeiros e médicos, reiterando que tem de se ter em conta “a situação geral do país”.

“Estas negociações com os sindicatos foram abertas por iniciativa do Governo”, começa por salientar, tendo a ver com as “condições de mobilidade e vinculação” para “evitar andar a casa as costas”. Mas quando questionado se há dinheiro para responder às reivindicações, o ministro reitera que “quando se fala pelos professores e pelas reivindicações, temos que ter em conta a situação geral do país: não só professores mas também enfermeiros e médicos”.

Medina admite que o Estado “teve mais receitas”, mas salienta que foi devolvida grande parte nos apoios e medidas e mesmo assim registou-se um défice. “Temos que cuidar do equilíbrio das contas públicas”, remata, acrescentando que é o ministro da Educação que representa o governo nas negociações com os professores.

O ministro defende ainda uma estratégia dedevolver rendimentos às famílias”, ao invés de reduzir o IVA, que apenas avançou em áreas como os combustíveis, onde era possível “monitorizar o impacto”. Riscos da redução do IVA ser ineficaz são “reais”, alerta. A estratégia seguida “desde o início, mais do que uma redução do IVA, com exceção das áreas como combustíveis, em que podíamos monitorizar impacto, é devolver rendimentos às famílias”, defende Fernando Medina.

Questionado sobre a redução do IVA em Espanha, que levou a alguns retalhistas a aproveitar para aumentar as margens de lucro, o ministro sinaliza que os “riscos disso acontecer aqui são reais”.

Já sobre novas medidas de apoio, o ministro das Finanças não se comprometeu, salientando que há várias já previstas no Orçamento do Estado para 2023 como a subida do salário mínimo, das prestações sociais e as mexidas no IRS. Medina defendeu também a política de contas certas, que diz ter permitido que devolvessem “o acréscimo da receita fiscal que o Estado teve”.

(Notícia atualizada às 17h25)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Medina avisa professores que é preciso “cuidar do equilíbrio das contas públicas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião