Mina de lítio em Montalegre passa crivo ambiental, exceto local da refinaria

Local da refinaria sem luz verde, mas isso não será impedimento ao avanço do projeto, defende a empresa responsável, considerando que consegue responder às objeções.

O projeto para a mina de lítio em Montalegre foi aprovado pelas entidades ambientais, que deram contudo um parecer desfavorável à localização “de anexos mineiros”, que incluem a refinaria de lítio. Mas a empresa responsável pelo projeto, a Lusorecursos, afirma que essas objeções são ultrapassáveis, pelo que a exploração de lítio em Montalegre deverá mesmo tornar-se realidade em breve.

Vai mesmo haver uma mina com refinaria em Montalegre. Porque mesmo os impactos da refinaria estão aprovados, o que não esta é o local [da refinaria] dentro da zona de concessão”, afirma fonte oficial da Lusorecursos, em declarações ao Capital Verde.

A questão de não estar aprovado o local da refinaria não será impedimento ao avanço do projeto, defende a mesma empresa.

A Lusorecursos tem agora seis meses para apresentar alternativas para uma nova localização dentro da área de concessão, o que a empresa diz ser possível, tendo em conta o grande número de hectares. E existe ainda a hipótese de propor ações de mitigação do impacto na população de lobos que preocupa as entidades ambientais, neste caso, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mina de lítio em Montalegre passa crivo ambiental, exceto local da refinaria

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião