Presidente do Conselho Europeu diz que “futuro da Ucrânia está na UE”
“A Ucrânia é a UE e a UE é a Ucrânia”, disse Charles Michel, numa conferência de imprensa realizada em Kiev.
O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, sublinhou esta sexta-feira, em Kiev, que o futuro da Ucrânia é na União Europeia (UE), referindo que os 27 não se deixam intimidar pela Rússia e pressionam Moscovo para acabar com a guerra. “O futuro da Ucrânia está na UE”, disse Michel, salientando ainda que “a Ucrânia é a UE e a UE é a Ucrânia”, numa conferência de imprensa realizada em Kiev e difundida em diferido por razões de segurança, após a 24.ªcimeira UE-Ucrânia.
Na mesma intervenção, o representante garantiu que o futuro do país é “na nossa União Europeia comum”. Michel reiterou ainda a Kiev o apoio europeu no conflito com a Rússia, adiantando que “a UE não será intimidada pelo Kremlin” e se mantém ao lado da Ucrânia nos esforços para acabar com a guerra.
Já o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu que o seu país não perderá “um único dia” no caminho rumo à adesão à União Europeia (UE). Na receção a líderes para uma cimeira da UE com a Ucrânia, em Kiev, Zelensky mostrou-se ainda totalmente determinado em tirar proveito das negociações que se irão prolongar nos próximos anos, na tentativa de colocar o seu país na UE, apesar da invasão russa em curso.
“O nosso objetivo é absolutamente claro: iniciar as negociações sobre a adesão da Ucrânia. Não desperdiçaremos um único dia no nosso trabalho para aproximar a Ucrânia e a UE”, escreveu Zelensky na rede social Twitter, numa mensagem acompanhada de imagens da chegada dos líderes europeus à capital do seu país.
Charles Michel, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de Estado ucraniano, Volodymyr Zelensky, participaram, em Kiev, na 24.ª cimeira UE-Ucrania, dominada pela invasão russa ao país, iniciada há quase um ano, e pelo processo de adesão ao bloco europeu.
O Conselho Europeu concedeu à Ucrânia o estatuto de país candidato em junho de 2022.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Presidente do Conselho Europeu diz que “futuro da Ucrânia está na UE”
{{ noCommentsLabel }}