Reis de Espanha chegam a Angola na segunda-feira

  • Lusa
  • 3 Fevereiro 2023

Na visita de três dias serão assinados três memorandos de entendimento: um na área da formação diplomática, outro relativo à indústria 4.0 e um terceiro relacionado com a prática desportiva.

Os reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, chegam na segunda-feira a Angola para uma visita de três dias que contempla encontros de alto nível, assinatura de acordos e a participação num fórum empresarial. Segundo o programa a que a Lusa teve acesso, a chegada está prevista para segunda-feira, mas a visita oficial inicia-se apenas na terça-feira com uma deslocação à Praça da República – onde se encontra o Memorial António Agostinho Neto e o jazigo do ex-presidente José Eduardo dos Santos, que morreu no ano passado – a anteceder um encontro com o chefe de Estado, João Lourenço.

No Palácio Presidencial, está prevista uma cerimónia de condecorações e a assinatura de acordos, seguindo-se na parte da tarde uma passagem pelo Banco Económico e um encontro com a comunidade espanhola. Segundo fontes contactadas pela Lusa serão assinados três memorandos de entendimento: um na área da formação diplomática, outro relativo à indústria 4.0 e um terceiro relacionado com a prática desportiva.

Por outro lado, o edifício do Banco Económico será palco de uma apresentação da Universidade Internacional do Cuanza (Cuíto, Bié), que entrou em funcionamento em outubro de 2021, e de duas exposições dedicadas ao pintor catalão Joan Miró. O fórum empresarial, que reúne empresários dos dois países, terá lugar na quarta-feira.

No mesmo dia, os reis de Espanha visitam ainda a Assembleia Nacional e o Museu de História Militar, antes de regressarem ao país na parte da tarde. Trata-se da primeira visita de Estado dos reis de Espanha a um país da África subsaariana e é aguardada “com especial entusiasmo”, como afirmou Felipe VI ao anunciar a deslocação.

O rei destacou os esforços que Espanha tem desenvolvido para aumentar o número de embaixadas em África, assim como “o aumento de contactos em diferentes níveis” com os países africanos. O chefe de Estado de Espanha acrescentou que África é “um continente vasto e plural, com infinitas necessidades e cheio de possibilidades de cooperação”, com vista ao seu desenvolvimento.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Reis de Espanha chegam a Angola na segunda-feira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião