Estado é “pessoa de bem” e vai cumprir acordo sobre bónus na TAP, garante Galamba

  • Lusa e ECO
  • 3 Fevereiro 2023

O ministro das Infraestruturas João Galamba diz que a comissão de vencimentos da TAP não fixou o bónus porque "está inteiramente ligado ao sucesso de reestruturação da TAP".

O ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que “o Estado é pessoa de bem” e vai cumprir o que foi acordado relativamente ao bónus da presidente da TAP, se o processo de reestruturação da companhia for bem sucedido.

“Como é sabido, em 2021, houve um processo de recrutamento internacional e foi acordado um conjunto de condições que depois têm que ser ratificadas pela Assembleia Geral, que delegou na Comissão de Vencimentos. A Comissão de Vencimentos deliberou fixar — cumprindo o acordado –, as remunerações brutas. Não fixou, naquele momento, o bónus, por uma razão muito simples, porque o bónus está inteiramente ligado ao sucesso do plano reestruturação da TAP“, afirmou aos jornalistas, João Galamba.

O ministro deslocou-se a Castelo Branco, para se reunir com autarcas da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) sobre a estratégia para o desenvolvimento da ligação transfronteiriça – IC31. No final da reunião, João Galamba explicou que o plano de reestruturação da TAP, na altura da deliberação da Comissão de Vencimentos, não estava aprovado.

E foi por isso que a Comissão de Vencimentos entendeu deliberar futuramente a questão do bónus. De qualquer modo, o bónus a ser pago, será pago apenas no final 2025-2026, no final do processo de reestruturação e apenas se este for bem sucedido“, frisou.

O ministro das Infraestruturas deixou ainda um apelo, “a todos os responsáveis políticos para que entendam a importância de que este processo corra bem. Nós vamos entrar numa fase muito delicada, que é a negociação da abertura de capital da TAP. Temos excelentes perspetivas de que possa correr muito bem”. “O apelo que fazemos é de enorme responsabilidade de todos os evolvidos. É um assunto demasiado importante para que seja apenas uma arma de arremesso político”, frisou.

(notícia atualizada às 19h20 com mais declarações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estado é “pessoa de bem” e vai cumprir acordo sobre bónus na TAP, garante Galamba

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião