Estados Unidos anunciam novo pacote de ajuda militar a Kiev

  • Lusa
  • 3 Fevereiro 2023

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, os EUA já forneceram cerca de 27 mil milhões de euros em ajuda militar a Kiev.

Os Estados Unidos anunciaram esta sexta-feira um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 2.175 milhões de dólares (cerca de dois mil milhões de euros), com defesas antiaéreas e mísseis antitanque Javelin.

O porta-voz do Pentágono Pat Ryder explicou que este pacote de ajuda também inclui munições e rockets de longo alcance para os Sistemas de Artilharia de Alta Mobilidade (HIMARS) fornecidos à Ucrânia por Washington.

Desde o início da invasão russa da Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022, os EUA já forneceram cerca de 27 mil milhões de euros em ajuda militar a Kiev, sendo o país que mais ajudou a resistir à invasão russa. Nas últimas semanas, Washington anunciou o envio de 31 carros blindados Abrams para Kiev, depois de os aliados ocidentais – como Alemanha, Reino Unido e Espanha – terem anunciado idênticas medidas.

Os EUA também anunciaram o fornecimento de baterias antimísseis Patriot. No caso dos tanques de guerra Abrams, os EUA irão treinar os militares ucranianos no seu uso, num país terceiro, bem como na utilização das baterias Patriot, neste caso em solo norte-americano, no estado de Oklahoma.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estados Unidos anunciam novo pacote de ajuda militar a Kiev

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião