UE dá “luz verde” a teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo

  • ECO
  • 3 Fevereiro 2023

Estados-membros chegaram a acordo para impor um teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo a países terceiros da UE. Aparam ainda um teto de 45 dólares por barril em produtos com desconto.

Os Estados-membros da União Europeia (UE) chegaram a acordo para impor um teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo a países terceiros, avançaram fontes próximas do processo à Bloomberg (acesso pago, conteúdo em inglês), e confirmado pela presidência sueca da UE no twitter. Objetivo é limitar as receitas de Moscovo.

De acordo com a agência noticiosa, este mecanismo está vinculado à proibição das importações de produtos russos refinados no bloco europeu, por via marítima, que entra em vigor este domingo.

Os diplomatas europeus concordaram ainda em aplicar um limite de 45 dólares por barril em produtos transacionados com desconto, como o fuelóleo, também designado por óleo de combustível, bem como em adiar até março a revisão do teto máximo de 60 dólares por barril de petróleo russo.

Segundo a Bloomberg, a definição dos preços terá que requer a unanimidade dos 27 Estados-membros e, posteriormente, “luz verde” do grupo das sete maiores economias do mundo (G7).

(Notícia atualizada pela última vez às 18h11)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

UE dá “luz verde” a teto máximo de 100 dólares por barril ao gasóleo russo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião