Portugal entre países onde vendas a retalho mais caíram em dezembro
Em dezembro, apenas o consumo de combustíveis foi superior ao registado em novembro, segundo números do Eurostat.
Portugal foi um dos países da União Europeia onde as vendas a retalho mais caíram em dezembro face ao mês anterior. No último mês do ano, verificou-se uma descida de 3,1% face ao registo de novembro, revelam os dados divulgados esta segunda-feira pelo gabinete de estatísticas europeu Eurostat.
Entre os 25 países para os quais há dados, Portugal teve o sexto pior desempenho, ex-aequo com a Bélgica. Os Países Baixos tiveram a descida mais significativa (-6,3%), seguidos da Alemanha (-5,3%).
No espaço europeu, as vendas a retalho desceram, em média, 2,6%, com todas as categorias a perderem importância. A única exceção foi a compra de combustíveis para automóveis, que cresceu 2,3% face a novembro. A maior descida no consumo verificou-se na comida, bebida e tabaco.
Na comparação com o mesmo mês de 2021, Portugal registou uma subida de 0,7% nas vendas a retalho. Neste caso, apenas oito países conseguiram melhorar o seu desempenho.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Portugal entre países onde vendas a retalho mais caíram em dezembro
{{ noCommentsLabel }}